MONDO MODA completa 12 anos

MONDO MODA completa 12 anos nessa sexta-feira, 09 de novembro de 2018.

Em 2006, fui convidado a escrever para uma coluna para um jornal que estava nascendo em Valinhos/Vinhedo. O assunto era moda, mas com liberdade de abordar outros assuntos ligados ao tema. Entendendo que moda era um vasto campo de criações feitas pelo homem – ligadas ao tempo e a sociedade e que a roupa era apenas um dos instrumentos, como a arquitetura, decoração, beleza, arte, gastronomia, cultura, entre outros, nasceu o MONDO MODA.
A coluna existiu por 12 meses até o fechamento do jornal.
Meu amigo-irmão-camarada Juliano Silveira sugeriu que eu montasse um blog. Porém, naquela época, o que existia era o formato ‘meu diário’, com relatos das rotinas do dia a dia e outras coisas do gênero (o infame e destruidor ‘look do dia’ ainda não existia).
Fui pesquisar o que os editores de moda internacionais – André Leon Tally, Hillary Alexander e Cathy Horin – faziam. Entendi a possibilidade de escrever coisas com conteúdo num veiculo em formato de blog. Também poderia abordar outras áreas.

Assim nasceu o MONDO MODA – o primeiro portal de Lifestyle de Campinas. Ninguém tinha algo parecido com isso em 2006-2007. Pode acreditar no que afirmo. Fui um pioneiro num formato que, tempos depois foi copiado a exaustão. Em seguida, comecei a receber convites para eventos jornalísticos ligados aos assuntos do MM, comprovando que estava no caminho certo.
Com o surgimento dos primeiros colaboradores – fotógrafos, maquiadores e colunistas, MONDO MODA foi ganhando a cara de uma revista online. Com o tempo – mesmo que o wordpress insista em classificar a hospedagem como tal – MONDO MODA deixou de ser um blog para se tornar um Portal de Lifestyle. A primeira pessoa que notou e me alertou sobre isso foi a produtora cultural e gerente do Polo Arqdec, Renata Podolsky.
Meu transito profissional – publicidade, jornalismo, produção de figurinos e de edição de moda – ajudou a construir um veiculo de comunicação online que tem 7,500 milhões de acessos orgânicos no seu endereço do wordpress. Nunca comprei um leitor, como nunca comprei seguidores nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Google+, Tumblr, LinkenIN e You Tube.
Essa é a garantia de qualidade e ética de um legado que chega aos 12 anos nessa sexta-feira, mantendo a ética e o profundo respeito ao meu leitor (e seguidor).
Finalizando… Além dos nomes citados, também sou muito grato à Flávio Casagrande e Ana Paula Barros. Por motivos diferentes, ambos me ajudaram (e ajudam) na consolidação do MONDO MODA nessa trajetória.


2 respostas para “MONDO MODA completa 12 anos”.

  1. Avatar de Jorge Marcelo Oliveira

    Obrigado, meu querido!

    Curtir

  2. Avatar de Juliano Silveira
    Juliano Silveira

    Parabéns pelos 12 anos de MONDO MODA! O primeiro portal de lifestyle de Campinas e RMC! Fico muito feliz em fazer parte desta história. Um trabalho assim não é fácil de se levar adiante e sua dedicação, assim como profissionalismo, só nos mostram que em uma década, você conseguiu construir uma história linda!

    Curtir