Barbie completa 60 anos

Loira, morena, negra, ruiva, oriental, com sardas, magrinha, plus size, alta, petit, princesa ou presidente, a Barbie completa 60 anos em 2019.
Apesar da forte concorrência na indústria de brinquedos, 58 milhões de Barbies são vendidas a cada ano em mais de 150 países. Além das vendas, ela é um ícone da cultura pop.

“Em uma indústria onde o sucesso hoje em geral dura de três a cinco anos, 60 anos é uma grande coisa!”, disse Nathan Baynard, diretor de marketing de marca global da Barbie.

Em todo o mundo, a Barbie é tão conhecida como a Coca-Cola ou o McDonald’s, disse Baynard durante uma recente visita ao estúdio de design da Mattel em El Segundo, um subúrbio de Los Angeles.

Barbie® 60 anos @ Reprodução

Ao todo, mais de um bilhão de bonecas Barbie foram vendidas desde que ela fez sua estreia na American Toy Fair, em Nova York, em 9 de março de 1959.
Ela foi inventada por Ruth Handler, cofundadora da Mattel, que foi inspirada por seus próprios filhos para criar a boneca.

“Sua filha Barbara estava limitada nas escolhas de seus brinquedos – havia apenas bonecos bebês”, contou Baynard. “O único papel que ela poderia imaginar através dessa peça era o de cuidadora, de mãe”, enquanto o filho de Handler “poderia se imaginar como um astronauta, cowboy, piloto, cirurgião”.

Barbie é, naturalmente, uma versão abreviada de Barbara. Na época, o conceito era que a boneca deveria ensinar às meninas “que elas tinham escolhas, que poderiam ser qualquer coisa. Em 1959, essa era uma ideia radical!” disse Baynard.
A Barbie foi um sucesso instantâneo. No primeiro ano, 300 mil bonecas foram vendidas, acrescentou.
Desde o início, as medidas de pin-up da Barbie eram irreais às mulheres comuns e isso sempre irritou às feministas (com razão, claro). Ela se tornou um objeto de críticas nas décadas seguintes.

“Em 1959, sua estrutura corporal foi exagerada para combinar com a estética da época e com o tecido disponível”, disse Carlyle Nuera, designer da Barbie.

Desde que a boneca loira chegou às lojas, e depois de uma torrente de reclamações sobre o que eram consideradas proporções irreais, a Mattel fez muitas mudanças, introduzindo vários tipos de corpo e dezenas de tons de pele.
Em 1965, quatro anos antes de Neil Armstrong caminhar na Lua, a Barbie se tornou astronauta. Em 1968, a primeira boneca negra da Barbie, uma amiga chamada Christie, chegou às lojas.
Lisa McKnight, vice-presidente sênior e gerente geral global da marca Barbie, disse que hoje, 55% das bonecas vendidas em todo o mundo não têm cabelo loiro nem olhos azuis.
A Mattel tem mais de 100 pessoas trabalhando no seu estúdio de design em El Segundo, um enorme edifício semelhante a um hangar, entre o Aeroporto Internacional de Los Angeles e uma rodovia.
Os designers começam com um esboço simples. A partir daí, todo protótipo é feito por um exército de especialistas – desde a escultura do boneco com software de última geração e impressão 3D até a pintura do rosto, modelagem do cabelo, escolha de tecidos e criação de padrões de roupas.
O processo completo de design de uma nova Barbie pode durar de 12 a 18 meses. Então, o protótipo é enviado para fábricas na China e na Indonésia para produção em massa.
A Barbie não é apenas um sucesso de lojas de brinquedos – ela tem uma enorme presença nas redes sociais e é uma espécie de ‘influencer’ (influenciadora), com milhões de seguidores.
Ela tem uma identidade: Barbie Millicent Roberts, da cidade inventada de Willows, no meio-oeste. Fala diretamente para as meninas sobre sua vida e importantes tópicos da atualidade.
Em 2018, a marca lançou uma campanha abrangente para ajudar as meninas a acreditarem em si mesmas e a não aceitarem estereótipos sexistas de gênero.
A Barbie tem uma cabeleireira, maquiadora e fotógrafa que viaja com ela “de verdade” nos Estados Unidos e no exterior para sessões fotográficas no Instagram (confira a conta @barbiestyle, que tem quase dois milhões de seguidores).

“A narrativa da marca Barbie é que ela é uma mulher jovem e independente que corre atrás de carreiras”, disse McKnight.

(Fonte: IstoÉ)

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