6ª edição do Circuito Senac de Bebidas

A 6ª edição do Circuito Senac de Bebidas acontecerá de 25 de maio a 26 de junho, percorrendo cafeterias de Campinas.
O evento contará com cinco atividades dedicadas ao universo das bebidas que alinham às tendências do mercado de alimentação, além de refletir sobre a importância desses produtos no contexto social e como geradores de negócios e de oportunidades.
Além do walking tour, acontecerão as oficinas ‘Whiskey & Hambúrguer: harmonizando prazeres’, no dia 29/5, das 14 às 17 horas; ‘Vinhos Laranjas’, em 30/5, das 19 às 22 horas; ‘Tônica: explosão de aromas e sabores’, em 11/6, das 14 às 17 horas; e as atividades ‘Rótulos do Polo Cervejeiro de Campinas e Região’, no dia 26/6, das 19 às 22 horas.
Um dos parceiros na realização do evento, que acontece em 18 unidades Senac, no Estado de São Paulo, é o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), que vai realizar atividades em diferentes unidades ao longo do Circuito. Uma ótima opção para profissionais que atuam em bares, restaurantes, hotéis, lojas e importadoras e também para outros interessados.

Confira a programação:

Sábado, 25 de maio
8h às 12h – Workshop Walking Tour: Cafeterias de Campinas
Quarta-feira, 29 de maio
14h às 17h – Oficina Whiskey & Hambúrguer Harmonizando Prazeres
Quinta-feira, 30 de maioi
19h às 22h – Oficina Vinhos Laranjas
Terça-feira, 11 de junho
Oficina Gin Tônica: explosão de aromas e sabores
Quarta-feira, 26 de junho
Oficina Rótulos do Polo Cervejeiro de Campinas e Região
Local: Senac Campinas (Rua Sacramento, 490 – Centro, Campinas/SP
Preço: R$ 30,00 por evento.
Inscrições: http://www.sp.senac.br/campinas

Sobre o Vinho Laranja

Conhecido como Orange Wine, o vinho ganhou esse nome graças a tonalidade, que vai do dourado ou alaranjado.
A cor do vinho laranja é resultado de um processo de produção semelhante ao dos vinhos tintos, mas feito com uvas brancas. O sumo prensado das uvas permanece em contato com as cascas durante o processo de maceração e de lá tira a cor, os aromas, os sabores e o tanino. Aliás, uma das características mais diferenciadas dos vinhos laranjas é a presença do tanino, que não é comum em vinhos feitos com uvas brancas.
O estilo antigo de produção é orgânico, pois os vinhos laranjas geralmente são mais naturais, produzidos em ânforas, sem sulfitos e com leveduras selvagens (leveduras naturalmente presente nas cascas das uvas).
Os vinhos laranjas mostram uma riqueza enorme de aromas, apresentando notas minerais, florais, herbáceas e de frutas, que vão das cítricas às cristalizadas.
Várias uvas podem ser usadas na produção do vinho laranja, mas as que mais se destacam são a Ribolla Gialla e a Trebbiano.
A Itália é o maior país produtor de vinho laranja, mas atualmente a Eslovênia, os Estados Unidos, a Croácia, a Nova Zelândia e até o Brasil têm mostrado potencial para esse vinho.
O vinho laranja é fresco e untuoso no paladar, muito especial desde o momento de sua produção até a hora de ser apreciado.