20 anos do Empório do Nono

O Empório do Nono celebra duas décadas de sucesso num pontos principais de Barão Geraldo, distrito de Campinas. O restaurante ganhou fama pelo chope tirado essencialmente com colarinho, acompanhado de porções e pratos tipicamente brasileiros, com leve toque italiano. O propósito casa, desde o seu início, foi abrir espaço para a boa música, com destaque para o choro e o samba, e manter viva a tradição e a história dos bares de antigamente.
Inaugurado no dia 21 de junho de 1999, o Empório do Nono tem a ‘atmosfera’ dos clássicos bares paulistas e cariocas da década de 1950. O local abrigou, há 70 anos, uma mercearia (ou empório), o que influenciou na escolha do nome da casa. Já o ‘nono’ faz menção à ancestralidade italiana de um dos proprietários.
São quatro ambientes: praia (calçada), salão principal, varanda e salão nobre, distribuídos em 440 metros quadrados e com capacidade para 220 lugares. O pé direito é alto e evidencia o madeiramento do telhado, o que valoriza a história arquitetônica da edificação. Parte das paredes é recoberta por prateleiras repletas de garrafas de bebidas;e outra parte é forrada de trabalhos fotográficos feitos por profissionais como Carlos Bassan, e por caricaturas assinadas por artistas, entre os quais o cartunista e chargista Dalcio Machado, de Sergio Campelo, Luiz Gustavo Paffaro, Flavio Rossi e Ziraldo.

Empório do Nono @ MONDO MODA

Luminárias de época, mobiliário de madeira escura, balcão de mármore, com os azulejos ao fundo do bar em mosaico azul e branco, e objetos de decoração que mesclam o vintage com o retrô, complementam o conceito deste restaurante que reúne características de bar, com cardápio que varia de petiscos até refeições completas, a qualquer hora do dia ou da noite.
Ponto de encontro da comunidade acadêmica de Campinas, o Empório do Nono atrai estrangeiros que desejam conhecer a culinária e a música genuinamente brasileiras, e também grupos de amigos e famílias que desejam reunir-se ao redor da mesa e saborear o que o recinto tem de melhor a oferecer: produtos preparados com matérias-primas frescas de qualidade e ambiente acolhedor.

Empório do Nono – Adelaine Cruz, Flávio Botelho, Jorge Marcelo Oliveira e Flávio Casagrande @MONDO MODA

Sabores

A casa foi uma das primeiras em Campinas a contar com uma mesa de frios, um conceito inspirado no Elidio Bar, na Mooca, em São Paulo. A partir das 17 horas, há um balcão forrado com mais de 20 opções de acepipes para o cliente escolher, desde enroladinho de abobrinha com tomate seco e queijo Minas, sardela, azeitonas recheadas, berinjela, pernil assado, azeitonas, queijos e outros.
No almoço, são servidos pratos fixos a cada dia da semana, como o Virado à Paulista, às terças-feiras, ou a Costela assada, aos domingos. Também são oferecidos no cardápio à La Carte, de segunda a domingo, mais cinco pratos que variam, à base de carnes, frango, peixes e massas feitas no próprio restaurante. A pedida clássica servida diariamente é o PF do Nono, picadinho de filé mignon, ovo frito, feijão preto, linguiça apimentada, banana à milanesa, cebola murcha, tomate, farofa e arroz. Todos acompanham entrada com cesto de pães – também produzidos na casa – e salada. A proposta do PF do Nono é reverenciar os sabores que são tipicamente brasileiros.

Empório do Nono – arroz negro, salmão com molho de maracujá e tomate com cream cheese @ MONDO MODA

De segunda a sexta, uma boa pedida é o Happy Nono, das 17h às 20h. No cardápio da noite, os clientes contam com sugestões pratos fixos e com as sugestões do dia, como: tagliolini à bolonhesa, filé à parmegiana com tagliolini na manteiga, e truta no papelote assada na manteiga, entre outras opções. Para petiscar, há mais de 15 variedades de porções, algumas delas inspiradas em bares cariocas. Vale destacar os bolinhos de abóbora com carne seca, de aipim com camarão, e de arroz com queijo e bacon, além dos tradicionais: frango a passarinho, pasteis e outros.
Os sanduíches – são oito opções – e as fornerias preparadas no forno à lenha, como o Piadina, um lanche feito de massa fina de pizza, em oito sabores, como quatro queijos com mignon, fazem sucesso.
A casa foi uma das primeiras a oferecer na carte de bebidas tanto cervejas artesanais e industrializadas como chope, tirado da mesma maneira como no Bar Leó, na capital paulista. No cardápio, há, ainda, uma infinidade de drinques, coquetéis, destilados e vinhos.

Empório do Nono – Jorge Marcelo Oliveira, Maria Alice Carraro, Adelaine Cruz e Andrea Jordão @ MONDO MODA

Anote: Empório do Nono Restaurante e Petiscos (Av. Albino J. B. Oliveira, 1128, Barão Geraldo, Campinas, SP – 19 3289-0041)