Lígia Testa assina a exposição ‘Palimpsesto Mágico’ de Egas Francisco

Egas Francisco apresenta a exposição ‘Palimpsesto Mágico’, que acontece entre 30 de setembro e 11 de outubro, na Joh Mabe Espaço Arte & Cultura, em São Paulo. Composta por mais de 120 esboços pintados à tinta fluída que foram pintados durante sessões de terapia com o psicanalistas Isac Karniol. Eles também viraram tema do livro homônimo assinado por Isac e Patrícia Karniol, que será lançado durante a mostra.

“Diferente da arte que me tornou conhecido, os esboços foram produzidos durante as sessões de terapia, embora nem sempre tivesse a ver com o que foi discutido. A intuição está acima de tudo, são trabalhos espontâneos, feitos de imediato. Em um encontro às vezes chegava a fazer 4 esboços”, conta Egas Francisco. Para ele, uma obra de arte pode ser vista sob duas perspectivas: a ótica da estética como obra de arte propriamente dita e como tradução dos sentimentos mais profundos de uma pessoa. “São muito interessantes, inteligentes e verdadeiras as análises feitas pelo Isac do ponto-de-vista terapêutico, que é bem diferente da análise estética”, complementa.

Egas Francisco Tela AMARELO NA CASA DE MÁQUINAS @ divulgação

Para psicóloga e psicanalista Patrícia Karniol, o termo esboço, utilizado pelo artista, representa “a essência da obra, a ideia primitiva dos primeiros rabiscos feitos pelo inconsciente antes mesmo da consciência vir à tona. A exposição e o livro Palimpsesto Mágico mostram o processo da expressão do subjetivo e do inconsciente e o resultado de todo o trabalho da desconstrução e reconstrução do modelo mental”.

Além da mostra citada e do lançamento do livro, serão apresentadas 10 grandes telas inéditas.

“Apresentamos uma temática inusitada e inédita, que é a abordagem da arte e da psicanálise juntas. A obra de Egas é uma das mais intensas, intempestivas e emocionais da atualidade. A mostra leva arte, cultura e conhecimento para o público”, diz Ligia Testa, que assina a curadoria do evento.

A abertura ainda contará com a apresentação de Nina Ximenes e Wagner Amorosino com voz e violão para envolver o público.

Egas Francisco Tela CEGO NA CADEIRA @ divulgação

Sobre Egas Francisco

Artista plástico, pintor, desenhista, cenógrafo e professor brasileiro reconhecido pelo mundo, Egas Francico nasceu na Vila Mariana, em São Paulo e se mudou para Campinas aos sete anos.
Lecionou no Instituto D. Nery e, no Centro de Ciências, Letras e Artes, dirigiu o departamento de pintura, sendo o fundador do curso livre para engraxates e jornaleiros. Ministrou o curso Introdução à Arte Contemporânea no Senac, em 1979, e o curso Os Pintores Malditos, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, MACC, em 1981. Participou de diversas exposições, entre elas, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp), da Bienal de Udine, Itália, tendo feito exposições na Europa, em importantes cidades como Stuttgart, Milão, Frankfurt Main e Amsterdã. Tem obras em importantes coleções particulares da Europa e da América e em acervos de museus e pinacotecas: Museu de Arte de Murcia (Espanha); Laboratório Degli Artisti (Udine, Itália); Pinacoteca Garcia Lorca (Granada, Espanha) e “Amigos Del Arco” (Madri, Espanha).
Anote: Exposição Palimpsesto Mágico no Joh Mabe Espaço Arte & Cultura ( Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4225 – Jd. Paulista – São Paulo / SP) –