Arte Abstrata: O Valor Que Ela Tem

Artigo assinado pela marchand Lígia Testa – em especial para o MONDO MODA

Quer saber, em poucas linhas, porque seu filho de cinco anos não faria esta obra e porque ela é considerada uma obra de arte genial?

Vamos lá: arte abstrata não representa nada que existe no mundo, ao contrário da figurativa, que representa paisagens, pessoas, objetos, animais. Ainda, a abstrata cria composições de formas e cores que não correspondem a objetos ou figuras reconhecíveis no mundo sensível.

E por que as pessoas acham que a arte figurativa é mais nobre, mais relevante, com mais méritos?

Primeiramente, existe a crença de que a história da arte reside na habilidade de se copiar a realidade, a crença de que a pintura sempre evoluiu na direção imitativa, desde o bruto, primitivo, esquemático até o hiper realista. Mas isso não é verdade, saiba que as artes figurativas e abstratas sempre conviveram, desde a pré-história até hoje.
Wilhelm Worringer (1881-1965) escreveu uma teoria tratando as especificidades dessas duas artes. Ele foi historiador e teórico da arte alemã, conhecido pela Teoria da Einfühlhung – empatia ou projeção sentimental – pela qual, o impulso de satisfação culmina na beleza do orgânico; enquanto isso, o impulso abstracionista encontra sua felicidade na beleza inorgânica, no que é regido por leis e por necessidades abstratas.
Ainda, segundo Worringer, a arte figurativa e a abstrata nascem de estados anímicos ou psíquicos distintos e atingem o espectador de diferentes formas também. O artista figurativo se identifica com a natureza, com o cosmos, ele percebe positivamente a realidade que o rodeia. Já o artista abstrato tem certa rejeição à natureza, que lhe parece caótica e hostil, assim, tenta neutralizá-la, por meio de sua abstração e sintetização. Ele tenta dominar a natureza, fechando-a em formas puras, geométricas e estilizadas, produzindo um feito tranquilizante.
Muitos de nós, ao estudar ou fazer anotações, distraidamente, desenhamos cubos, quadrados e outras formas geométricas às margens do papel. Inconscientemente, estamos colocando ordem em nossa mente, cercando a dispersão sobre aquele estudo ou anotação que não nos é muito atraente.
A arte abstrata oferece claridade, racionalidade, atemporalidade, delimitação e simplicidade. E aí mora o prazer de contemplá-la: o fato de sermos transportados, elevados a uma espécie de absoluto, como uma experiência espiritual ou mística. À medida que nos acostumamos a contemplá-la, começamos a sentir satisfação pela sensação de mistério e pelas possibilidades de interpretação que ela oferece.

‘A arte abstrata é a mais difícil de todas, pois para me entregar a ela é preciso ser bom desenhador, ter grande sensibilidade para a composição e para as cores e, o que é mais importante, ser um poeta autêntico’, disse Wassily Kandinsky, artista russo (1866-1944) em Reflexões sobre a Arte Abstrata.

Kandinsky é creditado como o pioneiro na arte abstrata.

Outros artistas relevantes na arte abstrata são Paul Jackson Pollock e Mark Rothko.

Paul Jackson Pollock (1912-1956), pintor norte-americano, é referência do expressionismo abstrato. Tornou-se conhecido pelo estilo único de pintura por gotejamento. Gozou de fama e notoriedade consideráveis, foi um grande artista de sua geração, recluso e de personalidade volátil. Lutou contra o alcoolismo durante muito tempo e morreu, aos 44 anos, em acidente de carro. Estava bêbado.

Jackson Pollock Blue Moby Dick 1943 @ Jackson Pollock

Mark Rothko (1903-1970), artista norte-americano de origem letã e judaica, é classificado como expressionista abstrato, embora rejeitasse o rótulo. Resistiu a aceitar, também, a classificação de “pintor abstrato”. Tal como Jackson Pollock e Willem de Kooning, Rothko é um dos mais famosos pintores americanos do período pós-guerra.

Mark Rothko Slow Swirl at Edge of the Sea 1944 @ Mark Rothko

(Fonte: o texto foi embasado em vídeo de Albert Monreal)

2 comentários

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.