Restaurante Lavash no Galleria Shopping

A Restaurante Lavash inaugurou sua primeira unidade em Campinas no Galleria Shopping com capacidade para 135 pessoas. Especializado em comida armênia, menu é assinado pelo chef Simon Gbrail Kazanjian, nascido e criado em Aleppo, na Síria, e incorpora a diversidade de sabores do Oriente Médio e dos países do Mediterrâneo.
Entre as opções de entrada, esfihas com a típica linguiça sujuk, pastas de homus, babaganush e coalhada seca, bruschetta de pão lavash torrado com tiras de basturma – uma típica carne seca armênia – coberta com ovo de codorna frito.
Entre as saladas estão as mais conhecidas taboule e mediterrânea, e a Mutabal, uma criação de Gbrail com berinjela defumada, legumes e romã.
Para os pratos principais, o Kashlama, uma costela de cordeiro acompanhada por legumes cozidos na cerveja, as dolmas (charutos de folhas de uva ou repolho), as kaftas, uma massa caseira recheada de carne moída ao molho de coalhada fresca batida com alho. Para finalizar, doces típicos como baklawa e bomas, além de sorvetes.
Diferente da comida árabe, com seus em condimentos e temperos mais intensos, o sabor da culinária armênia está no uso de ervas aromáticas, assim como frutas, vegetais e nozes.
O nome Lavash provém do pão típico da Armênia, plano e bem fininho, preparado como se fosse uma longa folha. Tradicionalmente, costuma ser feito em um fogão a lenha, o “Tonir”. Esse pão milenar é considerado o maior representante da expressão cultural dos hábitos e costumes culinários dos armênios. Para eles, é um alimento cheio de significados e o principal deles é a prosperidade, por isso, nunca pode faltar. É tão importante que, em 2014, o alimento foi considerado um Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO.