Obras de Olívia Niemeyer no Iguatemi Campinas

Com a curadoria de Sueli Pennone, a artista plástica Olívia Niemeyer apresenta uma exposição com obras das séries ‘Constelação’ e ‘Quarentena de Gaia’ até 19 de junho no Espaço Cultural, no primeiro piso do Iguatemi Campinas.
‘Constelações’ remete ao conjunto de ideias, a forma como são traçadas as linhas de pensamento e como são continuadas ou interrompidas, cruzando-se ou sobrepostas a outras e se dispersam para retomarem novamente.
Em grandes formatos e expostos preferencialmente apoiados nas paredes, sozinhos e sobrepostos, os quadros dessa série são ideais para serem apreciados com os pés no chão. Assim, o espectador interage com as obras, ora afastando-se, ora chegando bem perto para a apreciação, abaixando ou levantando o olhar.

Obra Gaia 1 de Olivia Niemeyer @ Divulgação

Já a série “Quarentena de Gaia” é composta por pequenos quadros impressos em Eco-print, uma técnica nova, na qual as próprias flores e folhas emprestam suas cores e formas ao papel aquarela. Esses pequenos quadros estão presos à parede da maneira convencional e contam com um audiovisual explicativo do seu significado e processo criativo.

Sobre a artista

Graduada em Língua e Civilização Francesa, mestra e doutora em Linguística Aplicada na área de Tradução e especialização em Arte Visual pela Unicamp, Olívia Niemeyer teve orientações de Nair Kremer, Vera Ferro, Carlos Fajardo, Silvia Matos, Albano Afonso e Paula Braga.
Participa de salões, exposições coletivas e individuais desde 1997.
“Juntei-me ao grupo Antropoantro em 2002 e ao Grupo Ateliê-Casa em 2015, com supervisão de Fabiana Bruno. Meu trabalho em artes plásticas privilegia formas interrompidas e fragmentadas, focos de dispersão e multiplicidade”, contou a artista.
A exposição fica aberta no horário de funcionamento do Iguatemi Campinas, seguindo protocolos de saúde, como o espaçamento entre as obras e o uso obrigatório de máscaras pelos visitantes.