As cores estão presentes em toda parte. As diferentes combinações influenciam os sentidos e (em alguns casos) parecem alterar as proporções de um determinado objeto ou ambiente.
A cor é a sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão. Sendo assim, ela precisa da luz para existir.
A Psicologia das Cores é um estudo que busca compreender o comportamento humano em relação às cores. Dessa forma, analisa e define quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas, como mudanças nas emoções, nos sentimentos, a criação de desejos e muito mais.
Luz ou Pigmento
A cor-luz ou cor-energia é a formada pela emissão direta de luz. Exemplos: as cores emitidas pelas lâmpadas (branca ou amarela), pelas lanternas, pelos canhões de luz usados em shows e no teatro, pelas cores emitidas pelas telas dos televisores e dos celulares.
A cor-pigmento é a refletida por um objeto iluminado e percebida pelo olho humano. Ela dependerá da cor-luz usada para iluminar o objeto e da sua capacidade de absorção e reflexão de cada frequência de cor.
Significado das Cores
O Branco representa a pureza e a paz. É uma cor protetora, alivia a sensação de desespero, ajuda a limpar e clarear as emoções. Ela estimula a sensação de liberdade.
Por outro lado, é uma cor que engorda. Se você tem esse tipo de preocupação, fique atento.

O Preto é cor de proteção, mistério, fantasia, sofisticação e luxo. É a preferida para quem trabalha com moda, pois ajuda a ‘descansar’ o olhar dos excessos visuais. Ela também é uma aliada a elegância, austeridade e discrição.
Por outro lado, é uma cor que não permite mudanças e crescimento emocional, pois ela ‘bloqueia’ energias – boas e ruins. Também ajuda ao isolamento emocional.

O Vermelho é poder. Quente como o sangue, está ligado ao fetichismo e ao romance. É uma cor revigorante e marcante. Ela dá confiança, coragem e otimismo. Em qualquer ambiente, é a cor que se destaca – para o bem ou para o mal.
Por outro lado, é uma cor ligada a raiva, a impaciência e a intolerância.

O Rosa é sensível, delicado, terno, frágil e calmante. Ele está ligado ao amor, carinho e proteção. Ele é a harmonia entre a intensidade do vermelho e a suavidade do branco. Também é muito ligado ao universo infantil, graças ao hábito cultural do Ocidente em vestir bebês meninas, decorar quarto e assim por diante.
Na moda, é uma cor que funciona muito bem na pele negra.

O Laranja é uma cor estimulante, traduz vitalidade, intensidade e alegria. Combina com o verão, pois remete ao calor e as energias revigorantes do sol e praia. Renova a fé na vida e é um perfeito antidepressivo. É ideal para o espírito, pois acalma e ajuda na capacidade de compreensão. Democrática, pode ser usada por homens e mulheres. Para não errar, o ideal é completar o look com peças mais neutras.

O Amarelo transmite calor, luz e alegria. É ligado ao luxo (principalmente o dourado). Associado a inteligência e a concentração, ajuda na capacidade de decisão e julgamento. Excelente para combater a depressão e equilibra a mente.
Indicado para a assimilação de ideias inovadoras e contribui para a habilidade de compreender diferentes pontos de vista.
O lado negativo é que ela tende a aumentar a silhueta – pois é uma cor que ‘abre’ os horizontes.

O verde é a cor da natureza. Remete a ideia do conforto, relaxamento, calma e paz interior. Os tons mais claros são indicados a pessoas hiperativas, pois facilita o equilíbrio emocional.
Por outro lado, o verde escuro está ligado ao uniforme militar, portanto, representa autoridade, combate e arrogância.

O Azul Clássico representa credibilidade, sofisticação e diplomacia. É uma cor que ajuda na clareza de ideias e na criatividade. Dá uma sensação de conforto e proteção. Também é aconselhável contra a insônia.

O azul marinho ajuda na descontração e acalma o nervosismo. Por outro lado, determinados tons mais escuros se conectam com os lados mais escuros da mente.

O azul turquesa é uma cor associada a intuição, autoconfiança e independência. É uma cor envolvente, refrescante e tranquilizante. Ele é indicado para acalmar e tem o poder de purificação de pensamentos negativos. É uma cor ligada à comunicação, sensibilidade e criatividade.

O Cinza é uma cor associada ao sucesso, estabilidade, autocontrole e independência.

O Prata remete a modernidade e inovações tecnológicas. É um tom que atua como um escudo contra influências externas.
Por outro lado, ajuda a gerar exclusão, separar-se de tudo e permanecer à margem e fugir de compromissos.
Roxo é a cor da transformação no mais alto nível espiritual e mental. Indicado para combater medos e transtornos emocionais. Também estão conectadas as artes, inspirando a sensibilidade, espiritualidade e compaixão. O violeta está relacionada a autoridade e realeza. O roxo a proteção psíquica.

O marrom é a cor da Terra. Dá uma sensação de estabilidade e afasta a insegurança. Mas também está relacionada ao medo de exteriorizar sentimentos.

O bege está ligado à calma e passividade.

Ressurgida nos últimos tons, o metálico Bronze se tornou uma alternativa luxuosa. É um clássico, mas, dependendo, pode levar a melancolia.

(Fonte: Lycra, Euroresidentes, Mundo das Mulheres)
Você precisa fazer login para comentar.