Gastronomia: a origem do pudim

Jocielly Bobinsky @ Acervo pessoal

Coluna assinada pela Chef Jocielly Bobinsky – Especial para o o MONDO MODA

Os pudins nasceram nos navios da Marinha Real Portuguesa entre os séculos XVIII e XIX, como uma mistura de farinha e gordura. Desde, então, evoluíram até chegarem à receita popularmente conhecida hoje.
Como prato principal, pudins cozidos eram uma refeição comum a bordo dos navios da Marinha Real nos séculos XVIII e XIX, e constituíam-se no modo usual pelo qual as rações diárias de farinha e gordura eram preparadas.
Muitos pudins de sobremesa desse tipo lembram bolos, mas são mais úmidos e geralmente servidos em bocados numa tigela, em vez de fatias, acompanhado de manjar ou sorvete.
O pudim pode ser tanto um prato de sobremesa como pode ser consumido sem ser um acompanhamento. O preparo habitual faz com que o açúcar e outros ingredientes sejam solidificados por meio de algum agente estrutural gelificante como amido de milho, gelatina, ovos, tapioca e outras féculas. A esse tipo pertencem o manjar e o manjar branco. Eles estão disponíveis em apresentações que exigem algum cozimento ou prontos para consumo.

Pudim @ divulgação

Confira uma receito de pudim de doce de leite

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
1 canela em pau
2 latas de doce de leite cremoso (800g)
2 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir)
7 ovos

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o açúcar com a água e a canela e leve ao fogo médio até virar caramelo. Retire a canela e despeje em uma fôrma de buraco no meio de 22cm de diâmetro. No liquidificador, bata o doce de leite com o leite e os ovos até homogeneizar. Despeje na fôrma com o caramelo e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 1 hora ou até firmar e dourar. Espere esfriar e leve à geladeira por 3 horas. Desenforme e sirva, se desejar, decorado com canela.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.