Francisco, el Hombre lança CASA FRANCISCO

Estava esperando a trilha sonora da primavera/verão 2021/2022? A dica é o álbum do grupo Francisco, el Hombre, ‘CASA FRANCISCO‘, que acaba de chegar nas plataformas digitais.
Com 10 faixas e parcerias com Josyara, Dona Onete, Rubel, Céu e os catalães La Pegatina, o terceiro trabalho de Helena Papini, Mateu Piracés-Ugarte, LAZÚLI, Sebastianismos e Andrei Kozyreff foi gravado no estúdio LAB Sound, em Piracicaba (SP).

Franciso, el Hombre @ Julia Pessini – Amare Audiovisual

O grupo nascido em Campinas mistura música folclórica, latina, mpb e pop rock.
Para celebrar o álbum, o grupo apresenta no You Tube um reality show que vai ao ar todos os dias, às 20h, no qual mostram os ensaios, versões, depoimentos, entrevistas, entre outros.

Sobre o grupo

Após viajarem pelo mundo com seus instrumentos, os irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte se mudaram para o Brasil em meados dos anos 2000, onde se naturalizaram. No distrito de Barão Geraldo, em Campinas, formaram a banda Francisco, el Hombre, com o objetivo de “largar os empregos, faculdade e todas as ‘amarras com a sociedade'”.
O nome foi inspirado em uma figura de mesmo nome do livro ‘Cem Anos de Solidão’, de Gabriel García Márquez, conhecido por tocar acordeão pelas ruas das cidades.

Formação original da banda Francisco, el Hombre na época do lançamento de SOLTASBRUXA @ Rodrigo Gianesi

Na segunda turnê, “Mochilazo”, 2015, em Mendoza, Argentina, a banda foi assaltada. Perderam todos os seus pertences, incluindo instrumentos e documentos. Só conseguiram voltar ao Brasil após uma campanha on-line, ajuda da população local e de amigos, e fundos arrecadados em apresentações nas ruas com instrumentos emprestados. Os membros consideraram o episódio como um divisor de águas para o grupo, responsável por alterar a perspectiva que tinham de seu trabalho.
Em abril de 2015, lançaram seu EP La Pachanga!, com seis faixas autorais no Centro Cultural São Paulo. Aproveitaram para gravarem um vídeo da faixa “Dicen” (cuja versão de estúdio trazia a participação da cantora chilena Francisca Valenzuela). O EP traz também a faixa “Minha Casa”, a única totalmente em português, escrita na África.
Em 2016, iniciaram a campanha #VaiPraCuba, para buscar financiamento de um documentário sobre a cultura da ilha comunista, aproveitando uma viagem à capital Havana para participar do projeto “El Sur Suena”, no festival “AMPM – América por Su Música”. No meio do ano, realizaram também uma turnê latino-americana.
Em junho de 2016, lançaram um clipe para a faixa “Calor da Rua”, produzida por Curumin e Zé Nigro, que tratava de violência doméstica. Ela integrava o primeiro álbum completo do quinteto ‘SOLTASBRUXA, lançado em setembro daquele ano. Com produção de Zé Nigro, o álbum teve participações de Liniker e Apanhador Só (na excelente ‘Tá Com Dólar, Tá Com Deus’).
A sexta faixa ‘Triste, Louca ou Má’ contou com participação de Renata Éssis, Larissa Baq, Salma Jô e Helena Maria. Também ganhou um emocionante clipe dirigido por Rafael Câmara e Coreografia de Juan Miguel Mas com participação de Mayli Daza, Xiomara Gonzales, Wendy Palomino, Ruby Amaro, Zaire Romai e Ana Júlia Marquetis.
A canção apareceu no final do segundo capítulo da novela ‘O Outro Lado do Paraíso’, da Rede Globo, na sequência no qual a protagonista Clara (Bianca Bin) é estuprada pelo próprio marido Gael (Sérgio Guizé) na noite de núpcias. Em 2017, a faixa foi indicada ao Grammy Latino de 2017 de Melhor Canção em Língua Portuguesa.

Em março de 2019, lançaram o segundo álbum de estúdio, Rasgacabeza com participações de Capilé e DBL.
Em junho de 2020, ao lançarem o single “Despedida”, o grupo anuncia a saída do baixista Rafael Gomes, que integrou o Francisco, el Hombre por seis anos e meio.

Em junho passado, eles gravaram o video clipe ‘Roda Viva’, a canção protesto de Chico Buarque escrita em 1968 para a trilha sonora do documentário “A Fantástica Fábrica de Golpes” de Victor Fraga e Valnei Nunes. As imagens televisivas utilizadas nesse videoclipe foram retiradas do mesmo.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.