A lista das vencedoras de RuPaul’s Drag Race e All Star de 2009 a 2022

Jinkx Monsson é a primeira “Queen of All Queen”, a vencedora do concorridíssimo RuPaul Drag Race All Stars Temporada 7.

A veterana concorreu com afinco com Raja (também premiada numa segunda batalha final), Monét X Change, Trinity The Tuck, Yvie Oddly, The Vivienne, Jaida Essence Hall ou Shea Coulée. Todas foram vencedoras do “Drag Race”, “Drag Race UK” e “All Star” entre 2011 a 2020. Sem dúvida, foi a melhor e mais difícil temporada das franquias.
A vitoriosa entrou para a seleta galeria de premiadas do Reality de Competição mais premiado no Emmy Awards – 24 vitórias, incluindo 11 para RuPaul Charles como apresentador e produtor. Fatos que o colocou no livro Guiness World Records e na lista da revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, em 2017.
Para celebrar, MONDO MODA relembra as vencedoras de “RuPaul’s Drag Race” e “RuPaul’s Drag Race All Stars” de 2009 a 2022.

Bebe Zahara Benet @ divulgação

2009 – Temporada 1: BeBe Zahara Benet – Nascida em Camarões e educada na França, a primeira vencedora do reality teve sua passagem marcada pela consistência e energia positiva nos desafios. Venceu Nina Flowers. Anos depois, BeBe participou do All Star 3, mas ficou em terceiro lugar.

Tyra Sanchez @ divulgação

2010 – Temporada 2: Tyra Sanchez – Chamada por Ru Paul de ‘The Other Tyra’, em referência a modelo Tyra Banks, ganhou a competição sem participar de nenhuma das batalhas de dublagem. Venceu Raven. Anos depois de sua vitória, aposentou a personagem e se retirou totalmente do universo das drags.

Raja @ divulgação

2011 – Temporada 3: Raja – Com forte inspiração no mercado da moda, a asiática-americana Raja chamou atenção desde a primeira vez que apareceu o programa. Com voz de contralto e abandonando o uso de próteses peitorais, ela mostrou ‘outra possibilidade’ na arte da Drag. Venceu Manila Luzon. Também trabalhou como maquiadora de “American’s Next Top Model’, e com Adam Lambert, Pamela Anderson, Twiggy e Iman. Ela está no páreo de All Star 7, mostrando que continua interessante e relevante.

Sharon Needles @ divulgação

2012 – Temporada 4: Sharon Needles – Numa das temporadas mais concorridas, Sharon popularizou o conceito da ‘Drag Esquisita’, apostando no estilo Punk e em maquiagens inspiradas em filmes de terror. Venceu Chad Michaels. Em 2020, um fã usou suas redes sociais para expor uma longa lista de abusos que sofreu da drag queen quando era adolescente. Ela afirmou que Sharon é uma pessoa tóxica, manipuladora, predatória, racista e abusadora física e mentalmente. Três meses depois, Sharon afirmou que as acusações serão respondidas pelos advogados.

Chad Michaels @ Divulgação

2012 All Stars 1: Chad Michaels – Meses depois de ser derrotada por Sharon Needles, Chad foi a vencedora da primeira edição que reunia algumas participantes das primeiras edição de “Drag Race”. Durante a competição, Chad mostrou que poderia ser algo maior do que a ‘imitadora’ oficial de Cher ao mostrar elegância e bom humor em seus looks. Venceu Raven, em 26 de novembro.

Jinkx Monsoon @ divulgação

2013 – Temporada 5: Jinkx Monsoon – A primeira das três autênticas comediantes do universo das Queens, ela combateu com afinco a desconfiança e o preconceito das outras participantes ao fugir do estilo Rainha da Beleza, Imitadora de Artista ou Ícone Fashion. Ainda teve que lidar com sua narcolepsia. Arrasou no Snatch Game por sua personificação da socialite Edith Bouvier Beale, além de ser dona de uma dos momentos mais icônicos da história da competição pela dublagem de Molambo No1 de Yma Sumac. Ela venceu Alaska Thunder Funk. Ela está no páreo de All Star 7.

Bianca Del Rio @ Divulgação

2014 – Temporada 6: Bianca Del Rio – Desde que pisou no palco pela primeira vez com todas a confiança de uma vencedora, o furacão Bianca venceu três desafios e não dublou uma única vez na batalha de lip synching. Derrotou Adore Delano e Courtney Act e se tornou uma das drags mais conhecidas da franquia.

2015 – Temporada 7: Violet Chachki – Numa das mais fracas temporadas do reality, Violet se destacou pelo domínio da passarela e moda, além da forte influência do teatro Burlesco, em especial a Bettie Page. Em 2018 foi convidada a desfilar para a Moschino na Semana de Moda de Milão. Venceu Ginger Minj e Pearl.

Bob The Drag Queen @ divulgação

2016 – Temporada 8: Bob the Drag Queen – Queen que cresceu assistindo shows de queens, se tornou uma das mais carismáticas e criativas da temporada. Venceu Kim Chi e Naomi Smalls. Também se tornou uma das mais bem sucedidas, apresentando podcasts, aparecendo em TV shows, como “A Black Lady Sketch Show” e protagonizando ‘We’re Here’, da HBO ao lado de Shangela e Eureka.

Alaska Thunder Funk @ Divulgação

2016 – All Stars 2: Alaska – Três anos antes, ela tinha potencial para vencer, porém, foi vencida por Jinks Monsson. Muitos justificaram que ela errou por se aliar com duas concorrentes, posando de vingativas e deixou de focar corretamente em sua participação. Em All Star 2, voltou madura, muito melhor preparada e pronta para vencer. Derrotou Detox e Katya.

Sasha Velour @ divulgação

2017 – Temporada 9: Sasha Velour – A queen ‘intelectual’, Sacha chegou quietinha, quase discreta. Mostrava talento, mas era ofuscada pelas exuberantes Peppermint, Shea Coulee e Trinity Taylor. Aí, venceu um desafio final… Outro… E chegou ao Grande Final competindo exatamente com as três citadas. Resultado: entrou para a história do Reality como a melhor apresentação numa final. Será difícil alguém a superar.

Trixie Mattel @ divulgação

2018 – All Stars 3: Trixie Mattel – Depois da prematura derrota na Temporada 7, Trixie  voltou com ares de vencedora. Derrotou Kennedy Davenport. Na sequência, cravou hits nas paradas, co-apresentou diversas web series, protagonizou um documentário sobre Drags, lançou a linha de maquiagem Trixie Cosmetics, abriu uma bar, comprou e renovou um motel em Palm Springs. foi jurada do reality musical “Queen of The Universe” da Paramount+, escreveu livros… Está rica!

Aquaria @ Divulgação

2018 – Temporada 10: Aquaria – A nova-iorquina de 22 anos Aquaria parecia apoiada apenas na beleza, porém, depois de três vitórias nos Maxi Desafios, começou a incomodar. Derrotou Eureka e Kameron Michaels em 28 de junho. Porém, muitos afirmam que sua vitória aconteceu pela pressão do grande número de seguidores nas redes sociais. Em março de 2022, ela se tornou a estrela do vídeo ‘Slow Song’, do The Knocks.

Monet X-Change @ divulgação

2019 All Stars 4: Monet X Change (empate) – Depois de amargar um sexto lugar na Temporada 10, Monet voltou para All Star para protagonizar o resultado mais polêmico da história do programa ao empatar com Trinity the Tuck, em 15 de fevereiro. Convidada especial ‘dubladora assina’ em All Star 5, venceu Jujubee. Ela está no páreo de All Star 7.

Trinity The Tuck @ divulgação

2019 All Stars 4: Trinity The Tuck (empate) – Terceira colocada da Temporada 9, a simpática e divertida Trinity voltou ao All Star para empatar com Monet. Também está no páreo de All Star 7. Em março passado, ela revelou-se não binária e transexual.

Yvie Oddly @ divulgação

2019 – Temporada 11: Yvie Oddly – Dona de uma divertida gargalhada e de uma incomum flexibilidade física, ela é a primeira drag a levar a coroa vencendo apenas num único desafio. Venceu Brooke Lynn Hytes. Voltou como ‘dubladora assassina’ em “All Star” 5, vencendo India Ferrah. Está no páreo de All Star 7.

Jaida Essence Hall @ divulgação

2020 – Temporada 12: Jaida Essence Hall – Derrotou Gigi Goode e Crystal Methyd na temporada interrompida pela pandemia e concluída em casa. Antes da vitória final, ganhou três Maxi Desafios. Está no páreo de All Star 7.

Shea Coulee @ divulgação

2020 – All Stars 5: Shea Coulee – Mesmo com quatro vitórias, foi derrotada por Sasha Velour no Desafio final na Temporada 9. Voltou com muita confiança. Teve duas vitórias nos Maxi Desafios e derrotou Miz Cracker e Jujubee na Final. Está no páreo de All Star 7.

Symone @ divulgação

2021 – Temporada 13: Symone – Aos 25 anos, derrotou Kandy Muse em 23 de abril, depois de quatro vitórias nos Maxi Desafios. A temporada foi gravada com todas as precauções pós o auge da pandemia do Covid-19.

Kylie Sonique Love em RuPaul’s Drag Race All Stars
Season 6 @ Divulgação

2021 – All Stars 6: Kylie Sonique Love – Quarto lugar na segunda temporada de “Drag Race” em 2010, ela venceu Eureka, Ginger Minj e Ra’Jah O’Hara em 2 de setembro, se tornando a primeira transexual vencedora do reality.

Willow Pill @ divulgação

2022 – Temporada 14: Willow Pill – Desde o primeiro momento que pisou no palco usando flats, senso de humor peculiar e atitude ‘Eu odeio pessoas’, Willow ganhou a simpatia de RuPaul. Venceu a ótima britânica Lady Camden. Ela sofre de cistinose – doença genética rara, identificada pela acumulação do aminoácido cistina no organismo, ocasiona lesões graves, em especial nos olhos e nos rins.

Jinkx Monsoon @ divulgação

2022 – All Star 7 – Queen of the Queens: Jinks Monsoon – Vencedora da Temporada 5, de 2013, novamente Jinkx Monsoon superou as Rainhas da Beleza, Imitadoras de Artistas, Dançarina Feroz ou Ícone Fashion ao resgatar os conceitos do bom-humor, ironia, diversão, conhecimento de cultura LGBTQIA+ e um talento inato para a comédia. Ela provou que o tempo de estrada valeu cada momento. Sua performance de Judy Garland no Snatch Game recebeu a melhor avaliação no IMDB, de 9,9. Ou seja, muito difícil alguém conseguir superar tal ranking.

Sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.