Exposição Bulgari Heritage no Cidade Jardim

A Bulgari apresenta uma seleção de peças da coleção Heritage (das décadas de 1950 a 1960) de seu arquivo histórico na Flagship da Maison italiana, localizada no piso térreo do shopping Cidade Jardim até 30 de janeiro de 2024.

Bulgari Heritage @ divulgação

A exibição também reunirá uma seleção de imagens de personalidades da época, como Carmen Mayrink Veiga e outras socialites latino-americanas usando peças coloridas que personificam a essência da Maison.
Entre as joias que chegam ao Brasil está um conjunto de colar e brincos em uma composição floral de gemas coloridas como esmeraldas, rubis, safiras e diamantes, sobre um design intrincado em ouro e platina. A peça é de 1967.

Bulgari Heritage @ divulgação

O período entre 1950-1960 é caracterizado na moda e na Alta Joalheria como uma Revolução Colorida. As combinações de tons se tornaram foco de criações cada vez mais ousadas ao longo dos anos – indo do verde justaposto ao azul, ou mesmo vermelho também em combinação com verde e azul. Em meados da década de 1960, tons de violeta, turquesa e verde também passam a ser incorporados em criações desejáveis e contemporâneas. Ao mesmo tempo, a famosa lapidação cabochão também se tornou característica deste período, para realçar as cores – conforme visto nas safiras, rubis e esmeraldas deste conjunto.

Sautoir Bulgari @ divulgação

A Bulgari enriquece a exposição com um conjunto colorido de brincos e broche, original de 1963, e um colar, de 1972, em ouro adornado com calcedônia e detalhes em ônix, além de rubis, esmeraldas, safiras e diamantes. O broche foi usado pela Princesa Soraya Esfandiari Bakhtiari no filme italiano “As Três Faces de uma Mulher”, de 1965.
Outra peça de destaque é o sautoir de 1972 feito em ouro com madrepérola, lápis-lazúli e diamantes. Acompanhando de um bracelete, seu design tem inspiração arquitetônica no movimento artístico Pop Art da década de 70. A peça foi desenvolvida para ser conversível e permitir múltiplas formas de uso, com seu pendente podendo ser transformado em broche e sua corrente podendo ser dividida em três seções – formando três pulseiras ou mesmo para compor uma pulseira e um colar mais curto.

Carmen Mayrink Veiga @ divulgação

Numa ode à harmoniosa justaposição entre tradição, legado e inovação que representam a Maison, uma seleção de criações Serpenti, como relógios ocultos, colares e cintos – serão apresentadas na exposição por meio de vitrines especiais equipadas com tecnologia de hologramas ultrarrealistas. Estas criações fazem parte da história da Alta Joalheria da Bulgari e reforçam um dos seus ícones globais de design, a coleção Serpenti.