Vitórias no SAG Awards garantem o Oscar 2023? Nem sempre…

O SAG Awards 2023, que aconteceu na noite de domingo, 26 de fevereiro via You Tube da Netflix, trouxe algumas (ótimas) surpresas. A principal foi a vitória de Michelle Yeoh (“Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”) na categoria Melhor Atriz, derrotando a poderosa atuação de Cate Blanchett em “TÁR”. É a primeira mulher de origem asiática a vencer na categoria nos prêmios do Sindicato de Atores.
Outro grande momento foi a vitória de Brendan Fraser (“A Baleia”) como Melhor Ator, derrotando Austin Butler (“Elvis”) e Colin Farrell (“Os Banshees de Inisherin”). Assim como no Critics Choice, Fraser entregou um emocionante discurso de vitória.
Surpresa foi à vitória da veterana Jamie Lee Curtis como Melhor Atriz Coadjuvante por “Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo” depois de décadas protagonizando a saga “Sexta-Feira 13”. Aos 66 anos, é seu grande momento em Hollywood.
Garantindo mais uma vitória na atual Temporada de Premiação, Ke Huy Quan foi eleito o Melhor Ator Coadjuvante. Também é a primeira vitória de um ator de origem asiática a conquistar um SAG Award.
Chances no Oscar

Michelle Yeoh ganha o SAG Awards 2023 @Kevin Winter – Getty

Nos últimos 28 anos, 83 dos 112 atores vencedores do Oscar nas quatro categorias (Protagonistas e Coadjuvantes) conquistaram também o SAG. Ou seja, existem 74% de chances que isso posso se repetir no domingo, 12 de março.
Ano passado, os quatro premiados do SAG – Will Smith (“King Richards”), Jessica Chastain (“Os Olhos de Tammy Faye”), Troy Kotsur (“CODA”) e Ariana DeBose (“West Side Story”) ganharam o Oscar.
Mas… Não se esqueça de que também existem 26% de chances que estas vitórias possam não acontecer, por exemplo:
Em 2021, Chadwick Boseman ganhou o SAG de Melhor Ator pela atuação em “A Voz Suprema do Jazz”, mas perdeu o Oscar para Anthony Hopkins em “O Pai”. Em 2017, Denzel Washington venceu em “Um Limite Entre Nós”, mas perdeu para Casey Affleck em “Manchester à Beira-Mar”.
Também em 2021, Viola Davis ganhou o SAG por “A Voz Suprema do Blues”, mas o Oscar foi para Frances McDormand por “Nomadland”, em 2021.

Televisão

O SAG Awards 2023 premiou a ótima segunda temporada de “The White Lotus” como Melhor Elenco de Série Drama, derrotando as últimas temporadas de “Bette Call Saul” e “Ozark”. Pela icônica Tanya McQuoid, Jennifer Coolidge também levou como Melhor Atriz.

Jennifer Collidge vence o SAG Awards 2023 @ Getty

Os vencedores:

Melhor Elenco em Filme: Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Ator em Filme: Brendan Fraser, A Baleia
Melhor Atriz em Filme: Michelle Yeoh, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan (Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo)
Melhor Atriz Coadjuvante: Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo)
Melhor Elenco Série Dramática: The White Lotus – Sicily
Melhor Ator em Série de Drama: Jason Bateman, Ozark
Melhor Atriz em Série de Drama: Jennifer Coolidge, The White Lotus
Melhor Elenco Série Comédia: Abbott Elementary
Melhor Ator em Série de Comédia: Jeremy Allen White, The Bear
Melhor Atriz em Série de Comédia: Jean Smart, Hacks
Melhor Atuação Masculina em Minissérie ou filme para TV: Sam Elliott, 1883
Melhor Atuação Feminina em Minissérie ou filme para TV: Jessica Chastain, George & Tammy