A primeira edição do African Fashion Week Brasil acontece de 25 a 27 de maio, das 10h às 18h, na Expo Center Norte, em São Paulo. A Riachuelo calçara os modelos dos mais de 15 desfiles que serão feitos por estilistas africanos e brasileiros.
A versão brasileira faz parte do circuito global African Fashion Week, que atualmente abrange Londres (Inglaterra) e Nigéria. O movimento foi fundado pela rainha Ronke Ademiluyi-Ogunwusi, em 2011, e está na 13ª edição.
Com foco na diversidade africana, a semana de moda tem o intuito de ajudar a combater o racismo estrutural que ainda mantém o mercado fashion “eurocentrado”.
“A maioria dos produtores de moda afrocentrada no Brasil não tem acesso aos diferentes tipos de tecidos africanos. Cada país africano tem seu próprio tipo de tecido e variações de estampas”, apontou Sillvana Saraiva, CEO do Africa Fashion Week, em comunicado.
O objetivo principal do African Fashion Week Brasil é promover a diversidade e contribuir para o fim do racismo estrutural, com foco na moda.

Nos três dias de lineup, o African Fashion Week Brasil terá expositores no espaço, além de 15 desfiles, dos quais 11 são de marcas africanas. Entre as etiquetas participantes, estão Abi Creations, Chiefo!, Piillz Poizn, Fashion by Ashani, Ateliê Taússy Daniel, Blingshiki e Ejiro Amos Tafiri. Estilistas brasileiros que abordam ancestralidade também estarão no cronograma. É o caso de Céu e Júnior Rocha, fundadores da label Meninos Rei, assim como Mônica Anjos e Kuavi.
Entrada franca – mediante cadastro pelo site do evento
Anote: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP)

Você precisa fazer login para comentar.