Riachuelo apresenta CRIA – collab agênero em parceria com jovens designers

Moda com propósito é o que une a gigante do varejo Riachuelo a cinco jovens estilistas de distintas regiões do Brasil. Assim, nasceu a CRIA, coleção assinada pelos vencedores do desafio “Qual Moda para qual Mundo?”, idealizado pelo 1º Desafio do Instituto Casa dos Criadores – com apoio do Instituto Riachuelo.
Fernanda Lima, Francceska Jovito, Gabrielle Silva, Geremias Marins e Hector Luquini são a nova geração de criativos que trazem as suas vivências nas favelas brasileiras como inspiração para cada peça da coleção que, por meio do mood streetwear, esbanjam atitude e contam histórias da cultura dos subúrbios por meio da moda.

Francceska Jovito, Fernanda Lima, Geremias Marins, Gabrielle Silva e Hector Luquini @ divulgação

Partindo do viés da consciência e expressão social, camisetas oversized, moletons, calças cargo e wide leg, croppeds, coletes, macacões, parkas, jaquetas e vestidos dão vida a essa narrativa que preza pela versatilidade e conforto, propondo também a ruptura de gênero e a valorização de um estilo urbano com estética visual periférica, muitas vezes, incompreendida, com orgulho.

Coleção Riachuelo – CRIA @ divulgação

A cartela de cores destaca o terracota e o bege, que remetem às estruturas da arquitetura dos subúrbios, que se desdobram em estampas inspiradas no grafite e molduras urbanas. Entre os destaques, a estampa origens apresenta em um vestido e blusa de tule inúmeras gírias e frase como: Oxi, Né, Massa, Bicho, Fita, “Pega a visão”, “Mó Cota” e tantas outras verbalizadas nas ruas de periferias e cidades do país.
Confeccionada na Guararapes, fábrica da Riachuelo em Natal, no Rio Grande do Norte, com 100% de energia renovável, a coleção preza pelo reaproveitamento de tecidos e aviamentos que estavam no estoque da operação fabril da marca – usados nas cores originais para evitar o tingimento e estampas digitais, com a premissa de reduzir o impacto ambiental.