A 77ª edição do Tony Awards (o prêmio da indústria do teatro dos EUA) aconteceu na noite de domingo, 16 de junho, com as vitórias de quatro artistas LGBTQ+ Jonathan Groff, Sarah Paulston, Branden Jacobs Jenkins e David Adjmi.

Aos 39 anos, Jonathan venceu como Melhor Ator em Papel Principal em Musical pela atuação como Franklin em “Merrily We Roll Along”. Astro das séries “Mindhunter” e “Looking”, além do filme de terror “Batem à Porta”, ele estava muito emocionado no discurso de vitória.

Tony Awards Winner 2024 Jonathan Groff @ Getty

“Agradeço por me deixar usar o vestido de Mary Poppins quando eu tinha três anos. Agradeço me permitir imitar ‘I Love Lucy’ no meu aniversário de 10 anos. Agradeço por apoiar minha estranha bandeira sem que permitir que eu me achasse um esquisito. Mesmo que nem sempre me entendessem, meus pais sabiam da importância da manter minha paixão acesa sem julgamentos”, discurso de vitória do ator.

Estrela de diversas temporadas da série antológica “American Horror Story”, Sarah Paulson venceu como Melhor Atriz em Papel Principal no Drama pela atuação como Toni na peça “Appropriate”. Foi sua primeira indicação ao Tony.

Tony Awards Winner 2024 Sarah Paulson e sua namorada Holland Taylor @ Getty

Acompanhada da namorada, a atriz Holland Taylor, 81 anos, Sarah a agradeceu em seu discurso: “Holland, obrigado por me amar”. Também contou que era um sonho de infância ganhar um Tony Award.

Tony Awards Winners 2024 Sarah Paulson e Jonathan Groff

Outros premiados foram Branden Jacobs-Jenkins pelo Roteiro da mesma peça estrelada por Sarah e David Adjmi pelo Roteiro do drama “Stereophonic”.
Lembrando também que a premiação foi apresentada pela terceira vez pela atriz lésbica Ariana DeBose (Oscar de Atriz Coadjuvante por “West Side Story”).

Tony Awards Winner 2024 Billy Porter @ Getty

No pré-show da premiação, Billy Porter ganhou o Prêmio Honorário Isabelle Stevenson por seu trabalho como ativista e porta-voz das comunidades LGBTQ+.

Outros premiados

Vivienne e Angelina Jolie Tony Awards 2024 @ Getty Images

Angelina Jolie venceu como produtora do Melhor Musical do ano “The Outsiders”. A peça também garantiu a vitória de Danya Taymor pela direção, superando a favorita diretora de “Merrily We Roll Along”, Maria Friedman. Esta última ganhou como Melhor Montagem de um musical. Curiosamente a peça foi um dos maiores fracassos do autor Stephen Sondheim, que foi encerrada após 52 pré-estreias e 16 apresentações em sua primeira passagem pela Broadway em 1981.
“Stereophonic” levou os Tony Awards de melhor peça e melhor direção para Daniel Aukin. É a estória de uma banda de rock de 1970 que gravava um álbum com músicas originais de Will Butler.
Maleah Joi Moon ganhou como melhor atriz principal em um musical por seu papel em “Hell’s Kitchen.”
Shaina Taub ganhou melhor trilha sonora e melhor livro de um musical por “Suffs”, a estória do movimento sufragista, apresentando um elenco totalmente feminino.
O astro de “Succession”, Jeremy Strong, ganhou como melhor ator principal em uma peça por seu papel na peça de Henrik Ibsen “Inimigo do Povo”, e Daniel Radcliffe, o eterno Harry Potter, ganhou como melhor ator coadjuvante em um musical por “Merrily We Roll Along.”

Tony Awards Winner 2024 Daniel Radcliffe @ Getty

Will Brill superou outros dois atores em sua produção, “Stereophonic”, para melhor ator coadjuvante em uma peça.
Kecia Lewis, que fez sua estreia na Broadway há 40 anos em “Dreamgirls”, foi indicada pela primeira vez nesta temporada. Ela ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante em um musical por seu papel como mentora pianista em “Hell’s Kitchen.”
Detentora do recorde por seu a primeira atriz preta indicada ao Tony por três anos consecutivos, Kara Young ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante em uma peça por seu papel em “Purlie Victorious.”
Justin Peck ganhou o Tony de melhor coreografia pelo musical de dança “Illinoise”, que trouxe o álbum conceitual de Sufjan Stevens de 2005, “Illinois”, para o palco.
Dançarinos, incluindo DeBose, revivendo seu papel premiado com o Oscar como Anita na versão cinematográfica de Steven Spielberg de “West Side Story”, prestaram homenagem à lenda da Broadway Chita Rivera, que morreu em janeiro aos 91 anos.
Durante um evento pré-show apresentado pelos atores Julianne Hough e Utkarsh Ambudkar e transmitido na plataforma gratuita Pluto TV, Tonys foram concedidos principalmente em categorias técnicas.


Sua opinião

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.