“Catarse” vem da palavra grega kátharsis, que significa consciência no sentido de uma descoberta divisora de águas, gerando deslumbramento e até fascínio. Este é o ponto de partida da 54ª edição da Casa de Criadores (CdC), evento de moda autoral iniciado há 27 anos pelo diretor artístico André Hidalgo.
Fiel ao conceito de lançar provocações na moda nacional, a edição contará com Dudu Bertholini, Eduardo Araújo Silva (Dudx) e Neon Cunha como conselheiros. Lançaram o chamado para a próxima edição do evento propondo a questão “Qual o sentido da moda?”, em vídeos e nas mídias sociais da CdC.

É um convite à percepção de como a moda age de fato e de como poderia agir para mover estruturas, à tomada de consciência e, assim, à catarse.
Os instantes de catarse vão atravessar toda a edição 54, que terá sua abertura no dia 24 de julho, com desfile do estilista paulistano Alexandre Herchcovitch com sua marca Herchovitch; Alexandre, e continua entre os dias 26 e 30 de julho.
No sentido que a CdC enxerga para a moda, é inegociável que ela ocupe o espaço de vetor cultural da vida da cidade e de quem nela vive e, por isso, a relação intensa com São Paulo e sua passagem por várias locações simbólicas da capital paulista no decorrer dos anos.
Com a afirmação desse sentido em perspectiva, a CdC 54 volta a se espalhar pelo centro de São Paulo, partindo do Vale do Anhangabaú para outros pontos icônicos do entorno como o Viaduto do Chá, a Praça Ramos de Azevedo, a Biblioteca Mário de Andrade e a Galeria Prestes Maia.
As apresentações programadas para o Vale do Anhangabaú entram no calendário de eventos culturais do espaço, sempre abertos ao público. O Novo Anhangabaú, entidade que administra o Vale, junto à Casa de Criadores, vai divulgar e disponibilizar uma cota de 250 ingressos gratuitos para cada sessão de desfiles do dia, que poderão ser retirados através do site Ingresse.com, sujeitos à disponibilidade.
A presença da moda num espaço de circulação tão amplo afirma sua força em manifestar a expressão cultural que a cidade pulsa, mesmo que muitas vezes ela não chegue aos seus múltiplos grupos, que agora têm mais chances de se aproximar dela durante o evento.
Já na Galeria Prestes Maia, às 11h30 da quarta-feira 24 de julho, no Salão Almeida Júnior, acontece o desfile da Herchcovitch;Alexandre, apenas para convidados e imprensa.

Você precisa fazer login para comentar.