Como qualquer pessoa que acompanha a corrida do Oscar 2025 já sabe, a estrela de Emilia Pérez e indicada a Melhor Atriz, Karla Sofía Gascón, rompeu a narrativa de premiação do filme de uma maneira sem precedentes. Tweets antigos de Gascón ressurgiram na semana passada, revelando discursos de ódio inaceitáveis, incluindo comentários islamofóbicos, homofóbicos, misóginos, racistas e de gordofobia.

Gascón, a primeira atriz trans abertamente a receber uma indicação ao Oscar de atuação, deletou sua conta no X, mas não antes que os comentários ofensivos fossem amplamente documentados.
Ao longo da última semana, ela falhou em várias tentativas de fazer um pedido de desculpas adequado, oferecendo, em vez disso, uma série de explicações autoelogiosas, negações, defesas e ataques nos quais proclamava sua inocência e vitimização. A mais recente ocorreu na terça-feira, dia 04/02, quando ela encontrou uma maneira de culpar a “cultura do cancelamento” por seus problemas em uma publicação no Instagram que fazia alusão à controvérsia.
A produção do programa espanhol TardeAR’ do canal espanho Telecinco conseguiu romper o isolamento de Karla Sofía Gastón. Ela enviou um áudio à produção. “Eles foram longe demais comigo, não é normal o que essa ralé fez”, disse.

Fazer-se de vítima nunca é algo bonito, especialmente quando é para defender algo inerentemente indefensável. O dano à reputação de Gascón e ao seu filme poderia ter sido minimizado simplesmente seguindo o básico do manual de gestão de crise: dar uma breve mea culpa e depois desaparecer.
Aqui está a única declaração que Gascón precisava ter divulgado na semana passada por meio da Netflix, o estúdio por trás de Emilia Pérez:
“Reconheço a conversa em torno das minhas postagens antigas nas redes sociais que causaram dor. Como alguém de uma comunidade marginalizada, conheço esse sofrimento muito bem e lamento profundamente por aqueles a quem causei sofrimento. Durante toda a minha vida, lutei por um mundo melhor. Acredito que a luz sempre triunfará sobre a escuridão”.
Pronto. Resolvido. Porém, ela passou longe disso.

Em vez de controlar os danos, Gascón tem se ocupado em causá-los — enquanto os outros doze indicados ao Oscar de Emilia Pérez e a Netflix (ainda sonhando com sua tão desejada estatueta de Melhor Filme) assistem, horrorizados, ao risco de ver seus sonhos dourados desmoronarem.
As probabilidades de vitória em várias categorias estão despencando. Até Zoe Saldaña, antes considerada uma aposta certa para Melhor Atriz Coadjuvante, tenta se distanciar o mais rápido possível.
Controle de Danos
Finalmente a Netflix se manifestou para tentar recuperar o controle da situação. A atriz foi apagada da campanha de premiação de Emilia Pérez. O mais recente anúncio da campanha “For Your Consideration” não menciona Gascón. O Instagram do filme foca quase exclusivamente em Saldaña — é virtualmente impossível perceber que a personagem Emilia Pérez estava no filme Emilia Pérez. E os planos para Gascón comparecer aos próximos Critics Choice Awards, Producers Guild Awards, almoço do AFI Awards e ao Santa Barbara International Film Festival (onde ela seria homenageada com o Virtuoso Award) foram cancelados.

A uma semana do início da votação do Oscar e a um mês da cerimônia, Gascón está em sua terra natal, na Espanha. A equipe da Netflix provavelmente espera que ela permaneça lá; o serviço de streaming e seus funcionários de premiação estão em uma posição difícil e desconfortável de ter que tratar uma de suas indicadas como persona non grata.
Enquanto isso, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas precisa lidar com a apresentação de Gascón e sua histórica nomeação no Oscar. Ela estará presente na montagem de Emilia Pérez? Como o público reagirá quando seu nome for anunciado durante a apresentação de Melhor Atriz?
Fab5
Já é tarde demais para salvar sua candidatura. Demi Moore (por The Substance) é a favorita na corrida pelo Oscar de Melhor Atriz, mas o nome de Fernanda Torres (por Ainda Estou Aqui) se torna muito forte, principalmente depois que o filme estreou nos EUA e muitos influencers estão publicando vídeos rasgando elogios à sua atuação.
Completando a categoria, Mikey Madison (por Anora) aparece em terceiro, Cynthia Erivo (por Wicked) em quarto, e Gascón em quinto. Mesmo sem o escândalo, ela já era uma aposta improvável.
Temos certeza de que a Academia e a Netflix adorariam que Gascón renunciasse à sua nomeação, mas isso parece improvável. Então, acabamos com o cenário bizarro em que o distribuidor do filme renuncia à nomeação em nome dela, fazendo de conta que ela não exista e colocando Saldaña como o rosto da campanha. Neste ponto, a Netflix espera arrancar algumas vitórias das garras de uma derrota agonizante.

Felizmente para a Netflix e Emilia Pérez, eles serão poupados do constrangimento de ver Gascón enfrentar um momento “Fab 5” no palco, onde cinco vencedores passados oferecem uma introdução elogiosa aos indicados em cada categoria de atuação. Em 2025, a apresentação será reservada para categorias não relacionadas à atuação desta vez — o que, evidentemente, já estava planejado antes mesmo da situação de Gascón explodir.

Quanto a Gascón, ela expressou o desejo de “seguir em frente com minha nova vida” na terça-feira. Para fazer isso de fato, ela precisa assumir a responsabilidade por suas palavras. A responsabilidade não mostra fraqueza, mas força. Mas isso só será possível se ela for honesta consigo própria. Sem isso, você nunca será honesto com mais ninguém. Além disso, o silêncio é ouro — e, no caso da atriz, ele está dolorosamente ausente.
Aqui está um último fato inegável: se você é um concorrente com uma vida ativa nas redes sociais, é melhor garantir que seja completamente examinado antes de iniciar uma campanha — porque, se tiver algum esqueleto no armário, certamente alguém vai trazê-lo à tona.
Essa é uma lição que a Netflix está tendo que aprender da maneira mais difícil.
(Fonte: Gold Derby)

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