Reunindo dez autores de diferentes origens, formações e perspectivas, o livro “Branco, Branquitude, Branquidade” trata de temas complexos como identidade e relações étnico-raciais, desigualdade racial, brancocentrismo, descolonização, antirracismo, geopolítica da raça e decolonialismo ao trazer análises e conceitos sobre como se estabeleceu até aqui.
O quarto volume da coleção África, presente! Negritude e luta antirracista é organizado pelo cientista social, historiador e pesquisador Lourenço Cardoso. Ele parte do estudo crítico brasileiro e convida autores estrangeiros, docentes da França, Itália, Suíça e África do Sul para expandir o debate diante de um dos aspectos emblemáticos da epistemologia em torno da questão racial.
Ao examinar o branco como identidade étnico-racial e as formas como ele se inscreve na sociedade contemporânea, os autores do volume desvelam as bases da branquitude, entendida como um sistema de poder em que a cultura e os valores brancos são vistos como o padrão, tornando essa posição racial privilegiada e, ao mesmo tempo, invisível para quem a ocupa.
Não se trata da cor da pele, mas da posição social que essa cor confere numa sociedade racializada, refletindo-se nas relações sociais e de poder.
Capítulos e seus respectivos autores

Identidade branca antes do conceito de branquitude: escravidão e construção da raça branca no Brasil – Marcus Vinicius de Freitas Rosa
Supremacia branca à brasileira – Lia Vainer Schucman e Willamys da Costa Melo
Branquitude e decolonialidade após o apartheid – Lucy Valerie Graham
Cientistas negras(os) e brancas(os) nas encruzilhadas: sujeitos e objetos políticos e Científicos – Cintia Cardoso e Franciéle Garcês
O branco aliado e a morte da dialética: análise crítica sociológica, econômica e subjetiva fanoniana numa perspectiva integral – Lourenço Cardos
O branco dissimulado: um sujeito desracializado em uma sociedade racista – Maria Isabel Donnabella Orrico
Descolonização das ciências sociais no Brasil: da branquitude às resistências culturais e epistemológicas – Julie Lourau
Tonalidades de branquitude numa trajetória acadêmica: descobertas e vivências – Paride Bollettin
Ao ressaltar a qualidade do conteúdo que compõe a coleção, o organizador da coleção, Dagoberto Fonseca, destaca a participação dos autores convidados, “todos com efetivo olhar sobre esse contexto de branco, branquitude e branquidade, inclusive pessoas brancas que se dedicam a compreender a questão, produzir estudos e debater”. Trata-se de um livro que tem como público-alvo estudantes, pesquisadores e docentes de ciências sociais, história, sociologia, ciência política, relações raciais, direitos humanos e comportamento, sendo de especial interesse para militantes do movimento negro.
O organizador
Lourenço Cardoso é professor do Instituto de Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro‑Brasileira (IH‑Unilab).
Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp ‑ Araraquara), mestre em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES‑UC) e graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP).
É coordenador do Grupo de Pesquisa e de Extensão Leituras de Rua e autor do livro O branco ante a rebeldia do desejo: Um estudo sobre o pesquisador branco que possui o negro como objeto científico tradicional. A branquitude acadêmica: volume 2 (2020).
Serviço
Título: Branco, branquitude, branquidade — Coleção África, Presente! – Vol. 4
Organizador: Lourenço Cardoso
Selo: Selo Negro Edições
Preço: R$ 84,40 (e-book – R$ 50,60)
Páginas: 176 (17 x 24 cm)
ISBN: 978-85-8455-019-7

Você precisa fazer login para comentar.