Entrevista com Pompéia Mesquita

Quando se pensa em decoração em Campinas, o nome de Pompéia Mesquita é um dos primeiros citados.
Além da excelência profissional, aliada a um extremo bom-gosto, ela é responsável pelos cursos da Marchant d’Art, um dos mais respeitados do mercado (as aulas para a temporada 2010 começam na terça-feira, dia 09.
Sem contar que, diferente de boa parte de seus colegas, Pompéia também é uma mulher elegante, educada, gentil e onde for que esteja, sempre quando te encontra, ela abre um sorriso e faz questão de cumprimentar.
Esta é a qualidade das pessoas que realmente importam.
Ela é a entrevistada da semana no Mondo Moda.
Quando você decidiu trabalhar com decoração?
A decoração sempre foi paixão em minha vida e em 1985 iniciei como profissão.
As tendências em decoração ainda são influenciadas pelo o que vem de fora?
Sim, há muita influência de fora, mas também o Brasil despontando com designers e materiais  fabulosos.
Como adaptar as propostas internacionais para a decoração brasileira?
Adaptando a decoração de acordo com a personalidade do brasileiro, com seu jeito de ser, de viver, o nosso tropicalismo, o clima etc…
O que uma casa precisa ter para ser considerada elegante?
Precisa ser harmoniosa, agradável, com equilíbrio, cores adequadas e organizada.
A propósito, num passeio por alguns condomínios fechados – que não tem casas no mesmo padrão – percebe-se uma confusão generalizada de estilos, com muita inspiração americana – principalmente de Miami e de Dallas. O que você acha disto?
É muito pessoal, é o sonho da pessoa. `As vezes realmente não fica bem, casas muito gigantescas ocupando todo o terreno. Existem condomínios que têm critérios a serem seguidos, o que é muito bom.
O que a motivou a criar o curso de decoração na Marchant d’Art?
Decorar uma casa requer um conhecimento vasto de história do mobiliário, história da arte e atualização. É necessário um embasamento cultural. Daí surgiu o curso.
Nestes 21 anos, quais as principais mudanças na decoração campineira?
Houve um crescimento visível no nível das decorações. Temos hoje ótimas opções no mercado, belas lojas, duas grandes mostras, a Campinas Decor- comemorando 15 anos- e a Casa Cor – no 2º ano- e ótimos cursos para os campineiros.
Quais as novidades para a edição 2010 do seu curso?
Buscamos sempre novidades para atualizar nosso curso (feiras, viagens, mostras). Em 2010 pretendemos trazer workshops diversificados  e outras surpresas mais.

Um comentário

Os comentários estão fechados.