
Ela concorria com Sissy Spacek, Nicole Kidman e Dame Judi Dench, fortíssimas candidatas.
Seu discurso foi o mais emocionante da festa. Mas, o que poderia ser considerado uma chatice, revelou-se um momento de autêntica emoção, fato raro numa festa de cartas marcadas.
Naquela noite, além de entrar para a seleta galeria de premiados, Halle Berry entrava para os livros de história do cinema americano.
Começo
Foi uma das finalistas do concurso Miss Estados Unidos e logo foi convidada para ir para Hollywood. Seu primeiro trabalho foi em 1989 da série de TV “Living Dolls”. Em seguida, participou de “Knots’ Landing”(uma das cópias de ‘Dinastia’ e ‘Dallas’).
Em 1991, Spike Lee a convidou para viver uma junkie em “Febre da Selva”. O papel chamou a atenção e Halle chegou a ser cotada como “a futura grande atriz de Hollywood”.
Contudo, a sorte estava longe, uma vez que fez uma sucessão de filmes de pouca ou nenhuma repercussão. Em “Os Flintstones”, fez uma secretária chamada Sharon Stone, ‘Garota 6’, voltou a ser dirigida por Spike Lee e ‘Politicamente Incorreto’, esteve ao lado do eterno galã, Warren Beatty.
Em 1999, estrelou e co-produziu o filme p/TV ‘Introducing Dorothy Dandridge’, baseado na vida da estrela dos anos 50, Dorothy Dandridge, a primeira grande estrela negra de Hollywood.
A produção sofreu atrasos e Halle acabou cedendo parte do cachê para terminar o filme. Valeu a pena. Sua atuação rendeu o Emmy e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme para TV pelo papel.
SucessoNo ano seguinte, Bryan Singer a convidou para encarnar a heroína Tempestade em ‘X-Men’. Baseado na história de quadrinho, o filme rendeu $ 296.339 milhões de dólares em todo o mundo. O sucesso batia na sua porta.
Com direção de Mark Foster, ‘A Última Ceia’ é uma produção independente que conta a estória de dois personagens calejados pela vida que se encontram num dos mais improváveis romances do cinema moderno. De um lado, Billy Bob Thorton, como o policial – filho de um rígido e racista ex-policial – que trabalha no corredor da morte de uma prisão estadual. Do outro lado, Halle Berry é Leticia Musgrove, uma garçonete que aguarda ao lado do filho pequeno obeso a execução de seu marido na cadeira elétrica.
Uma fatalidade une estes dois personagens, resultando num dos mais comoventes filmes do ano.
Halle ganhou prêmios do Sindicado dos Atores de Hollywood, o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o National Board of Review (um importante prêmio da crítica de Nova York) e, finalmente, o Oscar.
Seu próximo filme ‘OO7 – Um Novo Dia Para Morrer’, que rendeu $ 431.971 milhões de dólares. Ela encarnou uma Bond-girl.
Em seguida, volta no papel de Tempestade na continuação de “X-Men”, que rendeu $ 407.711 milhões de dólares.
FracassoContudo, a maldição do Oscar fez mais uma vítima.
Em 2004, Halle estrelou uma versão solo de ‘Mulher Gato’. Além do mega fracasso, sua atuação foi detonada e rendeu uma Framboesa de Ouro (Razzie), como Pior Atriz do Ano. Com muito bom-humor, a atriz foi receber ao prêmio na cerimônia de entrega.
Em 2006, volta a encarnar pela terceira vez Tempestade em ‘X-Men – Confronto Final’, que se tornou o maior sucesso de todos, rendendo $ 459,359 milhões de dólares. Seu papel ganhou maior destaque, com direito a novo corte de cabelo e novos poderes, contudo, não é um filme ‘seu’ e sim, um filme de ‘produtor’.
No ano seguinte, estrelou o thriller policial ‘A Estranha Perfeita’, ao lado de Bruce Willis e o drama ‘Coisas Que Perdemos pelo Caminho’, ao lado de Benício Del Toro. Ambos não chamaram a atenção.
Em setembro de 2007, por seu envolvimento com o modelo Gabriel Aubry, Hally anunciou a gravidez de Nahla Ariela Aubry, que nasce em março de 2008.
Nos próximos dois anos, ela se dedica a filha e fica longe das telas.
FuturoDestaque mesmo deverá vir em ‘Cloud Atlas’. Ficção científica dirigida por Tom Tykewer e Andy Warchowski, Hally atua ao lado de Tom Hanks e Hugo Weaving. O filme está em pré-produção, com previsão de estreia em outubro de 2012.
Apesar dos altos e baixos, Halle continua a única mulher negra vencedora do Oscar de Melhor Atriz.

Além de belíssima, tá mais que provado seu talento artísitico; sem contar o corte de cabelo maravilhoso!!!!! nasceu pra brilhar…bjo
CurtirCurtir