Halle Berry – primeira mulher negra a ganhar o Oscar de Melhor Atriz

Na noite de 24 de Março de 2002, direto do Kodak Theather, novíssimo prédio construído para abrigar a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, Hollywood se retratou de uma injustiça de 74 anos de história do prêmio. Halle Berry ganhou o Oscar como Melhor Atriz pelo excelente trabalho em “A Última Ceia”.
Halle Berry, 1989, Pixie Cut @ Getty


Ela concorria com Sissy Spacek, Nicole Kidman e Dame Judi Dench, fortíssimas candidatas.
Seu discurso foi o mais emocionante da festa. Mas, o que poderia ser considerado uma chatice, revelou-se um momento de autêntica emoção, fato raro numa festa de cartas marcadas.
Naquela noite, além de entrar para a seleta galeria de premiados, Halle Berry entrava para os livros de história do cinema americano.
Começo

Halle Berry nasceu em Cleveland, estado do Ohio em 14 de Agosto de 1968. Filha de pai negro e mãe branca, desde cedo se destacou por sua beleza.
Foi uma das finalistas do concurso Miss Estados Unidos e logo foi convidada para ir para Hollywood. Seu primeiro trabalho foi em 1989 da série de TV “Living Dolls”. Em seguida, participou de “Knots’ Landing”(uma das cópias de ‘Dinastia’ e ‘Dallas’).
Em 1991, Spike Lee a convidou para viver uma junkie em “Febre da Selva”. O papel chamou a atenção e Halle chegou a ser cotada como “a futura grande atriz de Hollywood”.
Contudo, a sorte estava longe, uma vez que fez uma sucessão de filmes de pouca ou nenhuma repercussão. Em “Os Flintstones”, fez uma secretária chamada Sharon Stone, ‘Garota 6’, voltou a ser dirigida por Spike Lee e ‘Politicamente Incorreto’, esteve ao lado do eterno galã, Warren Beatty.
Em 1999, estrelou e co-produziu o filme p/TV ‘Introducing Dorothy Dandridge’, baseado na vida da estrela dos anos 50, Dorothy Dandridge, a primeira grande estrela negra de Hollywood.
A produção sofreu atrasos e Halle acabou cedendo parte do cachê para terminar o filme. Valeu a pena. Sua atuação rendeu o Emmy e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme para TV pelo papel.
Sucesso
No ano seguinte, Bryan Singer a convidou para encarnar a heroína Tempestade em ‘X-Men’. Baseado na história de quadrinho, o filme rendeu $ 296.339 milhões de dólares em todo o mundo. O sucesso batia na sua porta.
Com direção de Mark Foster, ‘A Última Ceia’ é uma produção independente que conta a estória de dois personagens calejados pela vida que se encontram num dos mais improváveis romances do cinema moderno. De um lado, Billy Bob Thorton, como o policial – filho de um rígido e racista ex-policial – que trabalha no corredor da morte de uma prisão estadual. Do outro lado, Halle Berry é Leticia Musgrove, uma garçonete que aguarda ao lado do filho pequeno obeso a execução de seu marido na cadeira elétrica.
Uma fatalidade une estes dois personagens, resultando num dos mais comoventes filmes do ano.
Halle ganhou prêmios do Sindicado dos Atores de Hollywood, o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o National Board of Review (um importante prêmio da crítica de Nova York) e, finalmente, o Oscar.
Seu próximo filme ‘OO7 – Um Novo Dia Para Morrer’, que rendeu $ 431.971 milhões de dólares. Ela encarnou uma Bond-girl.
Em seguida, volta no papel de Tempestade na continuação de “X-Men”, que rendeu $ 407.711 milhões de dólares.
Fracasso
Contudo, a maldição do Oscar fez mais uma vítima.
Em 2004, Halle estrelou uma versão solo de ‘Mulher Gato’. Além do mega fracasso, sua atuação foi detonada e rendeu uma Framboesa de Ouro (Razzie), como Pior Atriz do Ano. Com muito bom-humor, a atriz foi receber ao prêmio na cerimônia de entrega.
Em 2006, volta a encarnar pela terceira vez Tempestade em ‘X-Men – Confronto Final’, que se tornou o maior sucesso de todos, rendendo $ 459,359 milhões de dólares. Seu papel ganhou maior destaque, com direito a novo corte de cabelo e novos poderes, contudo, não é um filme ‘seu’ e sim, um filme de ‘produtor’.
No ano seguinte, estrelou o thriller policial ‘A Estranha Perfeita’, ao lado de Bruce Willis e o drama ‘Coisas Que Perdemos pelo Caminho’, ao lado de Benício Del Toro. Ambos não chamaram a atenção.
Em setembro de 2007, por seu envolvimento com o modelo Gabriel Aubry, Hally anunciou a gravidez de Nahla Ariela Aubry, que nasce em março de 2008.
Nos próximos dois anos, ela se dedica a filha e fica longe das telas. 
Sua volta aconteceu com o filme p/TV ‘Frankie & Alice’, em 2000. Recebe nova indicação como Melhor Atriz no Globo de Ouro.
Futuro
Nas telonas, Halle voltará em ‘Noite de Ano Novo’. Com direção de Garry Marshall, a comédia reunirá Sarah Jessica Parker, Lea Michele, Robert De Niro, Katherine Heigl, Ashton Kutcher, Michelle Pfeiffer, Zac Efron, Jessica Biel, Sofia Vergara, Abigail Breslin e Alyssa Milano. Estreia em novembro próximo. Contudo, melhor não esperar muita coisa.
Destaque mesmo deverá vir em ‘Cloud Atlas’. Ficção científica dirigida por Tom Tykewer e Andy Warchowski, Hally atua ao lado de Tom Hanks e Hugo Weaving. O filme está em pré-produção, com previsão de estreia em outubro de 2012.
Apesar dos altos e baixos, Halle continua a única mulher negra vencedora do Oscar de Melhor Atriz.

Um comentário sobre “Halle Berry – primeira mulher negra a ganhar o Oscar de Melhor Atriz

  1. Além de belíssima, tá mais que provado seu talento artísitico; sem contar o corte de cabelo maravilhoso!!!!! nasceu pra brilhar…bjo

    Curtir

Os comentários estão desativados.