
O consultor de moda Leonardo Sodini preparou uma lista das melhores coleções da temporada do Verão 2013 do SPFW.
Segundo ele, ‘não foi possível elencar dez – e, sim, sete!’
Ele afirma: ‘Foi uma estação tímida, sem os arroubos das edições anteriores. Responsabilidade de quem? Os estilistas falam que precisam de mais incentivo do governo. Outros devem estar em carência criativa, outros focam, escancaradamente, o mercado estrangeiro, apresentando casacos considerados próprios para o inverno, em um evento de verão, como fez a Cavalera. Nada contra, mas ficou nítida a intenção. Fala-se a boca pequena que em tempos de crise o que temos de mais precioso, para combatê-la, é a força de vontade, a crença no trabalho, a oportunidade de fazer o jogo virar. Qual o quê? O momento é esse então. Avante, companheiros! Linha na agulha, tesouras afiadas, fosfato no coração!’
MONDO MODA endossa as palavras deste especialista em moda.
Os escolhidos do Léo:
Alexandre Herchcovitch Feminino – Não adianta mesmo, sou contracorrente! Amei o desfile e a coleção feminina de Alexandre Herchcovith!
O estilista que acionou, de fato, uma proporção difícil e absolutamente avessa ao desejo feminino brasileiro. Destaca valores über atuais e incensados em sua coleção Verão 2013 e se iguala aos nomes internacionais como Miu Miu e Commes Des Garçons. Estilo de sobra , nunca é demais!
As cores da hora? Estão lá! A modelagem longe do corpo? Sim, sim, também esta! Perfume sofisticado em tecidos e montagens espetaculares? Alexandre sabe o que quer. Grande homenagem à moda brasileira!
O xadrez gingham, é amplamente estudado/divulgado e ai, Alexandre oferece de bandeja uma tendência universal e why not? Bastante divertida, alto astral, a cara do verão! Assim como o crash de estampas, xadrez e letras, xadrez & big hearts, aqui olhando bastante para Rei Kawakubo atual e para seus clientes japoneses, na moderníssima Tokyo. Uma coleção internacional, vibrante, conceitual sim… E não é disso que a moda brasileira precisa, longe, muito longe dessa legião de t-shirts, jeans, vestidinhos e botinhas?
Alexandre Herchcovitch Masculino – Uma coleção honesta, comercial, gostosa de ver e usar, jovem e fresca. Ótimas estampas e novos tecidos, plastificados/resinados – não sei se apropriados para o verão, mas com efeito surpreendente! Com ótimas estampas artsy em jaquetas, calças e t-shirts, vai vender muito para seus clientes que reconhecem seu leitmotiv.
Finaliza com um surpreendente militarismo, colorido, bem construído, exercitando a ferramenta que sabe explorar como ninguém, sua alfaitaria cartesiana.
Osklen – Se tivesse que falar dessa coleção em uma única palavra, usaria ‘Construção’. Oscar Metsavaht usou e abusou deste recurso exemplar, para definir e levantar ótimas peças.
Saias, calças, recortes inesperados, efeitos de esconde-mostra e tudo, ao mesmo tempo agora, usáveis!
Oscar e sua equipe de criação não tem preguiça em pensar a cada coleção, novas propostas, tecidos e construções.
A Osklen apresenta roupa masculina e feminina ao mesmo tempo. Com isso determina o que pensa para ambos, coordenando-os com ótimos acessórios. Elegantes costumes masculinos, com a bossa esperada. A marca que tem viés off shore vai ser explorada à exaustão no asfalto de grandes cidades.
Destaque para o perfume orgânico de sua coleção em tecidos que remetem à palha e materiais orgânicos, o DNA da marca carioca, que sabe da importância e luta pela sustentabilidade.
Vitorino Campos – Aos 24 anos, o talentoso estilista baiano, estreou no maior evento de moda da América latina.
Sabe conjugar como poucos o lady-like style e o faz com propriedade em tecidos nobres – seda pura, cetim e organzas.
Com três cores – branco, preto e salmão, ele mostrou muitas opções de vestidos, saias, tops e calças, bem construídos e que deve agradar sua clientela cada vez mais atenta a seus lançamentos. Moderno, fez o clássico vibrar com opções optical art , muito bem construídas com seus efeitos geométricos.
Um ótimo debut! Sofisticado! Crème de la crème !!
Neon – Divertido, corajoso e bem-humorado. Dudu colocou em seu jardim de delícias, ótimos e sensuais biquínis e maiôs em parceria com a modelagem campeã da Ligia & Nanny.
As estampas Neon já viraram objeto de desejo e , como se não bastasse, item de colecionadores.
Também modelados, ótimos caftans, marca registrada de Dudu, e mais, saias, tops, calças tudo com tempero gostoso de suas estampas autorais. É assim, quando a Neon aparece, espalha ao vento, um refresh de otimismo e boa vibração.
A moda também vive disso!
João Pimenta – No masculino de João Pimenta, existem várias estórias. Não existe tédio e sim, uma brisa suave que sopra a favor da nova elegância masculina. Uai, não queremos o novo, a todo instante? A moda não sobrevive do novo a todo instante, a cada coleção?
Aqui, para o Verão de 2013, o mineiro João, celebra a Folia de Reis, tema rico e que lhe rendeu uma bravíssima coleção.
Sabemos que o mineiro João, hábil artesão de suas roupas, usa e abusa de fortes elementos de passarela. Isso pode confundir aos menos avisados, mas… Assim como já sabemos que essas ferramentas nada mais são que recursos de styling, que servem para contar melhor sua estória. Na verdade, com um grande e precioso cuidado. Preciosismo e ponto.
Quem tiver olhos para isto, vai perceber sua exigente alfaiataria, seus padrões em estamparia ‘super atuais’ e ótimos separates – termo que damos para as peças em si, separadas do look construído, como bermudas, shorts, camisas, t-shirts descoladas, paletós, jaquetas e saias. Franziu a testa? Torceu o nariz? Sim, o homem do mineiro João usa saias, as mais lindas, as mais desejadas de sua clientela fiel e muito masculina.
Tufi Duek – Eduardo Pombal observou amiúde as ilustrações do espetacular livro ” Botanica Magnifica ” do norte americano Jonathan Singer. Tal observação encantou-o. Tal encantamento fez surgir no dia 1 do SPFW, os mais lindos vestidos – a mais delicada coleção de todas.
Transformou flores em vestidos, trabalhou essa ideia e quem ganha é a cliente Tufi Duek e muitas outras que devem migrar para sua marca.
Linda, leve e descomplicada coleção, desfile super bem editado, passarela OK, branca, onde floresciam tules, pétalas em laminas de tecido, finos bordados em paetês, que entregam pistilos, lindos.
Pombal sabe trabalhar com sobreposições muito bem e exercita a técnica com muita habilidade nessa coleção, num jogo de esconde/mostra, elegante, sensual.
(Artigo: Leonardo Sodini | Fotos: Agência Fotosite)








Um comentário sobre “Léo Sodini escolhe os melhores desfiles do verão 2013 do SPFW”
Os comentários estão desativados.