‘O Que Terá Acontecido a Baby Jane? completa 60 anos

Um dos mais assustadores thrillers de tortura psicológica do cinema americano, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? completa 50 anos este mês.
Para celebrar a data, o filme acaba de ganhar versão restaurada em Blu-ray, para delícia dos fãs de Bette Davis e Joan Crawford.
Grandes estrelas da época de ouro de Hollywood, ambas eram conhecidas pelo temperamento, digamos, pouco amigável, cheio de arrogância e empáfia. Assim, junta-las numa mesma obra foi um acontecimento da época.
No filme, as irmãs Baby Jane (Davis) e Blanche Hudson (Crawford), vivem sozinhas numa enorme mansão, que outrara foi gloriosa e hoje vive de ‘fantasmas’ vivos. Jane cuida de Blanche, que ficou paralisada em um estranho acidente de carro e todos atribuem à culpa a irmã.
Quando crianças, ambas eram estrelas de cinema, mas apenas Blanche conseguiu manter o sucesso e o prestígio com o passar dos anos. O relacionamento entre a cada vez mais neurótica e psicótica Jane e a aterrorizada Blanche é o mote da trama. Contudo, não se engane em achar que estamos no território do óbvio. Aqui, as primeiras aparências enganam… E muito!
Impecável direção de atrizes e um roteiro assustador (atualíssimo, diga-se de passagem) garantiram ao filme o status de cult de toda uma geração.
Mas os bastidores do filme também era bem empolgante. O diretor Robert Aldrich teve duplo trabalho em lidar com dois dos maiores egos de Hollywood. De um lado, uma grande atriz (Bette) e do outro, uma grande estrela (Joan).
Famosa a história que Bette só conseguiu o papel depois que botou um anúncio num jornal de Hollywood pedindo emprego. Atenção: era uma grande atriz de 48 anos e com dois Oscar na bagagem, que sentia sua carreira minguar graças a falta de papéis a mulheres desta idade. Foi o acontecimento do ano.
O filme foi um grande sucesso. Rendeu sua 10ª. e última indicação ao Oscar. No dia da entrega do prêmio, Bette ficou doente e não foi. Acabou perdendo para Anne Bancroft. Como esta também não estava presente, Joan Crawford recebeu o prêmio em seu lugar – na época, isto era possível. Assim, no dia seguinte, sua foto com um Oscar em mãos estava em todos os jornais do mundo. Bette ficou duplamente irritada. Perder o prêmio e publicidade que Joan ganhou.
Anos depois, em sua biografia, ela contou que, ao saber que não havia levado a estatueta, exclamou: ‘Grande! Perdi para uma principiante!
Enfim… Em julho passado, surgiu um boato que o diretor Walter Hill iria dirigir um remake de O Que Terá Acontecido a Baby Jane. Nada mais foi revelado e muito menos quem seriam as estrelas. Até o momento, porém, esta informação não é confirmada pelo site IMDB – a maior enciclopédia de cinema da internet.

Um comentário sobre “‘O Que Terá Acontecido a Baby Jane? completa 60 anos

Os comentários estão desativados.