Livro de Dinah Bueno Pezzolo analisa a relação entre a moda e a arte

Mária de Medicis, rainha consorte de França, segunda esposa do rei Henrique IV
Mária de Medicis, rainha consorte de França, segunda esposa do rei Henrique IV
Uma roupa pode ser considerada uma obra de arte? Como um assunto considerado tão fútil por algumas pessoas pode influenciar ou ser influenciado por um campo tão nobre da cultura?
Estas perguntas encontram espaço no livro Moda e arte: releitura no processo de criação, da jornalista, fotógrafa, estilista e modelista Dinah Bueno Pezzolo.
A publicação mostra a influência dos diferentes movimentos artísticos na criação dos profissionais que fazem a moda que vemos nas passarelas, lojas e ruas.
Com partida na Antiguidade, Dinah percorre a história da humanidade, analisando pinturas, ilustrações, gravuras e fotografias, de pessoas e da vida cotidiana, até chegar ao século 21. Por meio dessas imagens, evidencia as propostas das vestimentas apresentadas, enfatizando os códigos e sinais que retratam os pensamentos e costumes das diferentes épocas. Influências recíprocas entre arte e moda colaboraram na evolução do modo de vestir. A partir dessas observações, a autora relaciona concepções aproveitadas na moda atual.
Nefertari, esposa de Ramsés II, faraó do Egito, entre 1279 a.C. e 1213 a.C.
Nefertari, esposa de Ramsés II, faraó do Egito, entre 1279 a.C. e 1213 a.C.
Um dos primeiros exemplos explorados é uma pintura existente no túmulo da rainha egípcia, esposa de Ramsés II, Nefertari, na qual ela usa um traje plissado com transparência nas mangas. Estas mesmas características estiveram presentes numa criação de Dolce&Gabbana, em 2000. Outro exemplo desta influência é o espartilho, que no século 18 foi usado de forma quase desumana e acabou reaparecendo no final do século 20, numa coleção de Chloé, não como roupa íntima, mas como peça para ser vista.
Em um estudo por essa “linha do tempo”, a autora indica muito mais do que o pensamento de uma época influenciando o modo de se vestir. Ela nos mostra que a própria evolução da moda influenciou e continua influenciando a idealização de uma obra por um artista plástico. Pintores impressionistas se inspiraram nas gravuras de moda de periódicos da época. Criada sem pretensão, a moda registrada por grandes mestres se eternizou nas salas dos principais museus do mundo.
Fartamente ilustrado, com riqueza de detalhes e explicações, Moda e arte é uma viagem pelas histórias da civilização, da arte e da moda. Ele indica aos leitores como notar as influências que aparecem nas coleções e assim, poderem apreciar melhor a moda apresentada em passarelas.
Moda e arte - livro de Dinah Bueno Pezzoto
Moda e arte – livro de Dinah Bueno Pezzoto
Sobre a autora
Dinah Bueno Pezzolo é jornalista, fotógrafa e estilista-modelista, diplomada em Paris. A cobertura de desfiles internacionais para o jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalhou durante 33 anos, conferiu a Dinah a capacidade de captar referências e releituras das artes plásticas nas criações de grandes designers e traduzir para o público leitor essas fontes recíprocas de inspiração. Outros títulos da autora publicados pela Editora Senac São Paulo são: A pérola: história, cultura, mercado; Tecidos: histórias, tramas, tipos e usos; Por dentro da moda: definições e experiências, Na moda sem erro: do berço à terceira idade para todas as ocasiões.
Serviço
Moda e arte – releitura no processo de criação
Autora: Dinah Bueno Pezzolo
Editora: Editora Senac São Paulo
Preço: R$ 69,90
Número de páginas: 208