Morre Issey Miyake

O estilista japonês Issey Miyake morreu aos 84 anos devido a um câncer no fígado na sexta-feira (4), mas sua morte só foi anunciada nesta terça-feira (9) pela imprensa japonesa.

Miyake na revista Time 27 de janeiro de 1986 @ Reprodução

Autodenominando-se designer de roupas, Issey Miyake explorou maneiras com as quais fazer peças que permitiram àquele que usa maior individualidade, conforto e liberdade.

Criações Issey Miyake @ Reprodução

Ele ficou conhecido por trabalhar com uma técnica de plissado – criada pelo próprio – e por ser um mestre do mix and matching – combinação de listras, estampas e cores com perfeição.

Issey Miyake Vestido 1990

Movido por uma incansável curiosidade, Miyake procurou redefinir a relação entre a roupa e o corpo, fazendo criações com técnicas que incorporaram a tradição bem como a tecnologia mais recente.

Issey Miyake Casaco Concha 1985

“Curiosidade e felicidade estão no cerne de meu trabalho. O design nunca é estático, mas só é possível após constantes trocas de ideias, estética e sensibilidades. As roupas não interessam exceto na medida em que provoquem sentimentos e reações naqueles que as usam. Eu crio, não para expressar meu ego ou personalidade, mas para tentar trazer respostas a aqueles que estão se perguntando sobre nossa era e como deveríamos viver nela.” afirmou o criador.

Nascido em Hiroshima, Japão em 1938, após estudar em Paris e Nova York, em 1970, Miyake retornou a Tóquio, onde estabeleceu o estúdio de design.

Miyake – Constructible Clothers, 1969 @ Kishin Shinoyama

Em 1973, apresentou sua primeira coleção em Nova York. Desde, então, apresentou todas as coleções subsequentes em Paris.

Miyake Inverno 2011 @ Divulgação

No coração das roupas de Miyake fazer filosofia era ideia de criar uma vestimenta de “uma peça de tecido”; e a exploração do espaço entre o corpo humano e o tecido que o cobre.

Criação Issey Miyake @ Reprodução

Seu enfoque ao design era manter um equilíbrio consistente entre a tradição e a inovação: feito à mão e nova tecnologia.

Criação de Issey Miyake @ Reprodução

DOBRAS POR FAVOR, que nasceu em 1993, é uma forma radical, mas eminentemente prática de roupa contemporânea: combinando a técnica milenar de envolver uma figura tri-dimensional com material bi-dimensional usando dobras, com nova tecnologia, funcionalidade e beleza.

Criação de Issey Miyake @ Reprodução

Em 1998, Miyake retornou a seu amor original por pesquisa e exploração, embarcando num novo projeto com o colaborador Dai Fujiwara, chamado A-POC (Uma Peça de Tecido).

Miyake Bolsa Bilbao Striped @ Reprodução

Através de exploração das possibilidades entre criatividade e tecnologia digital Miyake desafiou as maneiras tradicionais com as quais fazemos as coisas.

Criação de Issey Miyake @ Reprodução

Ele acreditava que a resposta ao futuro da confecção de roupas estava em A-POC: uma viagem que começava com uma única peça de linha, que criava tecido, textura e uma vestimenta completamente terminada, ou seus componentes em um único processo, ao terminar.

Criação de Issey Miyake @ Reprodução

Independentemente da época, a roupa de Miyake sempre foi única e não estava completa até que o usuário a coloque em seu corpo.

Issey Miyake Verão 1977 @ Reprodução

Em fevereiro de 2004, Miyake estabeleceu a Fundação Miyake Issey cujos objetivos eram preservar o arquivo existente, além de apoiar e desenvolver jovens artistas e seus trabalhos.

Issey Miyake Vestido Primavera 2011 @ Reprodução

Desde 2007, a Fundação criou o Museu 21_21 DESIGNS SIGHT assim preenchendo o sonho de Miyake de trazer um espaço devotado ao cultivo de todos os meios de design, ao Japão. O projeto tem assinatura do arquiteto Tadao Ando.

Museu 21_21 DESIGN SIGHT – criação de Issey Miyake e designed do arquiteto Tadao Ando @ divulgação
Museu 21_21 DESIGN SIGHT – criação de Issey Miyake e designed do arquiteto Tadao Ando @ divulgação

Suas roupas são consideradas as mais ‘usáveis’, dentre as criações dos mestres japoneses.

Miyake – Croquis, 1969 @ Issey Miyake

O suéter simples de gola alta usado pelo empresário Steve Jobs se tornou uma peça muito popular na década de 2000.

Steve Jobs usa suéter de Issey Miyake @ divulgação

Miyake recebeu inúmeros prêmios, incluindo:
1993 Chevalier de L’Ordre National de la Legion d’Honneur, do governo Francês
1998 Bunka Kourousha, a Pessoa de Méritos Culturais, do governo Japonês
2004 O 11º Prêmio Wexner do Wexner Center, Ohio State University
2005 The Praemium Imperiale Sculpture Prize da Associação de Arte do Japão
2006 O 22º Prêmio, na categoria de Artes e Filosofia.
Sua linha de fragrâncias tem reconhecimento internacional.