“Quando você aperta a mão de alguém que cometeu diversos crimes ou toma café com um déspota cruel que torturava seus inimigos, é surpreendente como é raro que eles correspondam à caricatura do mal. São frequentemente encantadores. Fazem piadas e sorriem. À primeira vista não parecem monstros, mas, muitos são”, diz Brian Klass.
Empresários e políticos que roubam e policiais que matam são resultado de sistemas mal projetados ou são apenas pessoas más? E os tiranos? São criados ou já nasceram assim? Quais os tipos de pessoas conquistam o poder e como isso nos muda?
Para responder essas questões e desvendar o que tanto atrai o ser humano ao poder, Brian Klass, professor de Política Global na University College London escreveu Corruptíveis, um lançamento da editora Cultrix.
Colunista do The Washington Post, Klass traz um olhar revelador e provocativo sobre o poder, baseando-se em mais de 500 entrevistas realizadas com presidentes, líderes religiosos, ditadores, CEOs, criminosos condenados, golpistas e torturadores, além diversas outras pessoas que chegaram ao topo. “Corruptíveis” responde a quatro principais perguntas:
- As piores pessoas são as que chegam ao poder?
- O poder é o que torna as pessoas piores?
- Por que deixamos pessoas que, sem dúvida não têm porque estar no comando, nos controlarem?
- Como podemos garantir que os incorruptíveis cheguem ao topo?
Klass foi assessor de políticos e organizações, entre as quais, a OTAN a União Europeia e a Anistia Internacional e é especialista em democracia, autoritarismo, política norte-americana, política externa, violência política e eleições.
Estuda o tema do poder e da corrupção há uma década, por todo o mundo – da Bielorrússia à Grã-Bretanha, da Costa do Marfim à Califórnia, da Tailândia à Tunísia, da Austrália à Zâmbia.

“Corruptíveis” traz ainda novas luzes a diversas conclusões surpreendentes, como:
- A fisionomia determina quem escolhemos como líderes;
- Por que os narcisistas ganham mais dinheiro;
- Por que algumas pessoas não querem absolutamente poder algum e outras são atraídas para ele por um impulso psicopático;
- E por que ser o “beta” (segundo no comando) pode realmente ser a posição ideal para sua saúde e bem-estar
Sobre o autor

Brian Klass foi criado em Minnesota. Concluiu seu doutorado em Oxford e hoje é professor de Política Global na University College London. Tem também uma coluna semanal no Washington Post, apresenta o premiado podcast Power Corrupts [O Poder Corrompe] e é convidado com frequência para entrevistas na televisão norte-americana.
Klaas realizou pesquisas de campo no mundo inteiro entrevistando déspotas, CEOs, vítimas de tortura, dissidentes políticos, líderes de seitas, criminosos e gente que rotineiramente abusa do poder.
É especialista em democracia, autoritarismo, política norte-americana, política externa, violência política e eleições. Escreveu The Despot’s Apprentice: Donald Trump’s Attack on Democracy (2017); The Despot’s Accomplice: How the West is Aiding & Abetting the Decline of Democracy e How to Rig an Election, em coautoria com o professor Nic Cheeseman, (2018).
Preço: R$ 66,00

Você precisa fazer login para comentar.