Nesta segunda-feira, 07 de novembro, MONDO MODA (@portalmondomoda) celebra seus 16 anos no mundo digital. Uma década e meia (+ um ano) informando sobre Cultura, Moda, Arte, Cinema, Música, Arquitetura, Gastronomia, Comportamento, Turismo, entre outros, pelo ponto de vista do seu criador, o jornalista, editor de estilo, produtor de moda, professor e designer de biojoias Jorge Marcelo Oliveira.
Quando MONDO MODA nasceu, tudo isso aqui ainda era mato (adoro esta frase)… Naquela época, a informação era dominada pela mídia impressa e televisionada. Poucos se arriscavam no digital, pois era quase impossível romper com a bolha. Os Portais de Notícias engatinhavam. Os jornais ainda reproduziam a informação do formato impresso e, naturalmente, com resultados irregulares.
Demoraram em entender que nascia uma nova forma de comunicação, no qual a rapidez da notícia precisava se aliar ao novo formato.
Rede social era o Orkut. Música era ‘baixada’ pelo Napster e o MSM assumia o lugar do Icq como comunicador. Também não existiam blogueiras, influencers ou robozinhos (que, na realidade, é quase a mesma coisa…).
O digital ainda era um território praticamente inexplorado no quesito conteúdo de qualidade.

Origem
Em setembro de 2006, fui convidado a escrever uma coluna de moda num caderno de entretenimento num jornal semanal que acabara de nascer em Valinhos e Vinhedo. As três primeiras colunas não tinham nome. Sugeri o título MONDO MODA, que foi aceito a partir da quarta semana.
Mesmo apaixonado pelo universo da moda, entendia que ele era muito maior do que roupas, modismos, tendências, desfiles, editoriais, criadores, luxo e futilidade – importantes mecanismos em sua existência. Sendo assim, aos poucos, abri espaço para falar sobre beleza, decoração, arte e cultura.

Comecei a abrir contatos com assessorias de imprensa de São Paulo e Campinas. As primeiras foram muito receptivas e começaram a me enviar sugestões de pautas, brindes (o ‘enviados da semana’ da época) e outros.
As segundas… Bom, interior é interior, né? Tudo foi lento e confuso. Preso às tradições da mídia da velha guarda, poucos deram atenção. Pensa: se hoje, 2022, isso ainda existe… Imagina em 2006?
Teve assessoria que, depois que mandei um e-mail apresentando o MM e solicitando receber sugestões de pautas, respondeu: “Se você se comportar direitinho, isso pode acontecer”. Fiquei furioso. Liguei para entender que tipo de resposta era aquela. As coisas se esclareceram.
Online
Em setembro de 2007, o jornal de Valinhos e Vinhedo morreu. Tipo assim: ‘acabou tudo, pega suas coisas e vaza!’ Fui informado da forma mais antiprofissional que posso me lembrar. Fiquei muito chateado, é lógico. Porém, não me deixei abalar. Semanas depois, nascia a versão digital do MONDO MODA http://www.mondomoda.com.br.

A primeira hospedagem foi numa plataforma gratuita dentro do UOL. Era limitada e com poucas possibilidades de mudanças. Porém, foi um laboratório de ideias.
Um ano depois, descobri a plataforma WordPress e tudo mudou. Depois da tentativa frustrada de migrar o conteúdo do UOL, recomecei do zero. Não me abalei e com muita paciência e persistência fui criando uma nova história. Passei madrugadas em fóruns de nerds aprendendo todas as funcionalidades, pois eu me recusava a ficar refém de qualquer outra pessoa sobre todos os mecanismos para colocar as notícias no ar. E assim nasceu minha maior criação profissional.
Parceira
Aliado com outras coisas que estavam acontecendo, MONDO MODA ajudou a dar uma guinada na minha vida profissional e pessoal.
No MM, um dos pontos de destaque foi o surgimento da parceria com a arquiteta, artista visual e ‘bordadeira’ @anapaulabbarros. Ela assinou a primeira grande mudança visual do MM, propondo uma limpeza visual (inicialmente tudo era vermelho, pois eu desejava algo de impacto) que se alinhava perfeitamente com as mudanças que estavam acontecendo. MONDO MODA ganhou sua primeira repaginação.

Desde então, Ana Paula me acompanhou (e acompanha) em todos os outros projetos que fui experimentando – tanto profissional quanto pessoal.
Sempre me faltarão palavras para agradecê-la. Só afirmo: não existe outra pessoa tão comprometida, talentosa, delicada, atenciosa e convicta nas ideias que acredita. Quando não gosta de algo, deixa claro suas ideias. Porém, com toda a delicadeza que ela sabe que valorizo.

Tenho certeza que MM não chegaria aqui sem esta parceria incrível, no qual tenho uma gratidão de toda a vida.

E… Lógico que não posso deixar de citar os queridos colunistas que cedem (ou cederam) seus momentos para compartilhar ideias, desejos, propostas ou opinião no MM, em especial às minhas atuais colunistas @chefjocielibobinski e @micaescreve.
Marcas e profissionais
Grandes empresas, marcas e profissionais precisam ser lembrados como parceiros comerciais dos 16 anos do MONDO MODA: Davos, Campinas Decor, Scirocco, Lider Interiores, Ateliê Casagrande, KÉR Unique Life, Tivoli Shopping, Parque D. Pedro Shopping, Mercado de Juana, Tácito Carvalho e Silva, Tandi Stenle, Aleatory, CASA COR CAMPINAS, Poá & Tartan, Jorge Bischoff, Originali, FastFrame, 5ª. Avenida, Enjoy, DuoCasa, BootCo. Delikatessen, Joe & Leo’ Campinas, Choperia Fritz, Orly Pães e Doces, João Chimenton Fotografia, Marchand’Art, Maycon Flamarion, BlueBox, L’Officiel, Simone Scorsi, Harper’s Bazaar, Spezzato, Zion, Maria Filó,
Blog ou Portal?
Chegando aos 16 anos com quase nove milhões de acessos orgânicos, MONDO MODA tem um história própria.
É muito gratificante encontrar professores que confessam usar minhas publicações nas salas de aula, alunos que já usaram posts como material de pesquisa ou leitores que me acompanham há muitos anos e ficam surpresos – e felizes – quando me identifico como criador e editor.
São os momentos que me lembram de que – acertando ou não – MONDO MODA construiu uma história.
Enfim… Lembrando-se que MONDO MODA é um veículo livre, feito e editado por um jornalista que valoriza e respeita a notícia, que se preocupa tanto com a estética quanto ao conteúdo e se manter a fiel ao conceito de informar de forma leve e divertida, só tenho a celebrar.

E finalmente, ‘last but no least’: Flávio Casagrande, meu eterno parceiro de vida. Só você para entender em todas as minhas complexidades vivenciadas nos últimos 16 anos e continuar ao meu lado (hehehe)!

Você precisa fazer login para comentar.