Quase 100 anos depois, Schiaparelli continua ‘causando’

Nada conseguiu tanta atenção nas redes sociais do que o desfile de Schiaparelli na Semana de Moda de Alta Costura Primavera Verão 2023, apresentado na semana passada. Motivo: cabeças de animais (leão, lobo e leopardo) no lado direito de vestidos e casacos de pele (sintética). De fato foi o golpe de mestre da quase centenária grife francesa criada por Elsa Schiaparelli em 1927!

Famosa ‘rival’ de Coco Chanel, Schiap era apaixonada por Artes, era amiga dos Surrealistas Marcel Duchamp, Salvador Dali e Man Ray e transformou suas ideias em incríveis e ousadas criações de moda. Cores contrastantes, desenhos de peixe, esqueletos, tartaruga, lagosta e tatuagens de marinheiro eram alguns dos temas de suas roupas.

Schiaparelli Sprng 2023 Couture @GoRunaway

Ela foi a primeira a mostrar zíperes coloridos de plástico nos vestidos, lançou o vestido-envelope (item que Diane von Fürstenberg ‘se apropriou’ com muito sucesso na década de 1970), botou jaquetas por cima de vestidos de festa, desenvolveu tecidos inovadores, como crepe de rayon texturizado e o rhodophane, transparente e delicado como vidro, que, alias, ganhou nova leitura em algumas das outras criações de Paris semana passada.

Schiaparelli Sprng 2023 Couture @GoRunaway

Fez parcerias com diversos artistas, como a escritora russa Elsa Triolet, um vestido longo com pregas em trompe-l’oeil – nome da técnica artística que usa truques de perspectiva para criar ilusões de ótica, com o pintor Jean Dunand, e joias com o escultor Alberto Giacometti, entre outros. Mas as colaborações mais famosas de Elsa Schiaparelli são, com Salvador Dalí e Jean Cocteau. Ah! E foi ela quem criou o tom Rosa-Shocking!

Schiaparelli Sprng 2023 Couture @GoRunaway

Veja bem: se por um lado Chanel ‘simplificou’ o guarda-roupa feminino buscando elementos do universo masculino, como a camisa branca, ternos pretos, etc, Schiap garantiu o sonho e a ousadia, pois ela odiava, antes de qualquer coisa, o ‘lugar comum’.

Schiaparelli Sprng 2023 Couture @GoRunaway

Sendo assim… Apropriando-se dos conceitos de sua criadora, o estilista Daniel Roseberry se inspirou no poema ‘O Inferno de Dante’, a primeira das três partes do livro “Divina Comédia”, escrito por Dante Aliguieri em 1308.

Schiaparelli Sprng 2023 Couture @GoRunaway

Todo mundo comentou, criticou, surtou, gritou, etc. Teve gente que achou de mau-gosto, bla-bla-bla… Porém, isso é imagem de moda! É para isso que existe a Semana de Alta Costura! Ou melhor: é exatamente seu motivo de existir Alta Costura! É para garantir o sonho, a fantasia, o encantamento e até o estranhamento! O conceitual…

Roupa para ‘ser usada’, você vai encontrar nos desfiles de Prêt-à-Porter ou… Nas ruas do Brás ou Bom Retiro! Se é que você me entende…