Numa das melhores edições dos últimos anos, os vencedores do Grammy 2023 foram anunciados no domingo, 05 de fevereiro em duas diferentes cerimônias com as dezenas de categorias dos variados gêneros. As categorias nobres foram anunciadas ao vivo apresentada pelo (ótimo) comediante Trevor Noah.
Liderando com nove indicações, Beyoncé ganhou quatro (Gravação Dance “Break My Soul”, Álbum Dance “Renaissance”, Performance Tradicional R&B “Plastic Off the Sofa” e Canção R&B “Cuff It”). Com 32 vitórias, ela se tornou a artista mais premiada da história do Grammy. Porém, novamente perdeu Álbum do Ano (quatro chances sem vitória). O vencedor foi Harry Styles “Harry’s House”, que também venceu como Álbum Pop e Álbum de Engenharia Não Clássico.

A Gravação do Ano foi para “About Damn Time” da Lizzo. Divertida e emocionada, ela fez um dos melhores discursos da festa. Ela também ganhou como Gravação Mixada.

Surpreendendo a todos (incluindo a premiada), a Canção do Ano foi “Just Like That”, da veterana Bonnie Raitt. Também ganhou Performance e Canção Americana (seja lá o que isso significa).

Apesar do Brasil prender a respiração esperando ouvir o nome de Anitta como Artista Revelação, a cantora de jazz Samara Joy foi a premiada. Ela também venceu como Álbum de Jazz “Linger Awhile”. É o seguinte: Samara tem uma bonita voz. Segue a tradição de outras ótimas cantoras de jazz, porém, segue a fórmula. A vitória de Anitta soaria mais moderna e ousada.

Com sete indicações, Adele ganhou como Melhor Performance Pop Solo. Com a vitória, ela garantiu prêmios pelos quatro álbuns lançados (“19”, de 2008, “21”, em 2011, “25”, em 2015 e “30”, em 2021).

O single “Unholy” rendeu o prêmio de Melhor Performance Duo/Grupo para o britânico Sam Smith e para a alemã Kim Petras. Ela se tornou a primeira artista trans premiada como Grammy.

Na transição de cantora folk, Brandi Carlile ganhou Performance e Canção de Rock “Broken Horses” e Álbum Americana “In These Silent Days”.

Viola Davis se tornou a 18ª integrante do EGOT (premiados com o Emmy, Grammy, Oscar e Tony) com o prêmio de Narração de audio book de seu livro “Finding Me”.

Taylor Swift ganhou como Melhor Video por “All Too Well: The Short Film”.

Você precisa fazer login para comentar.