Morre Raquel Welch, ícone de beleza da Hollywood

Raquel Welch morreu aos 82 anos, revelou o site TMZ nesta quarta-feira, 15 de fevereiro. De acordo com a publicação, a belíssima atriz morreu em decorrência de uma “breve doença” nesta manhã, de acordo com familiares. A notícia foi confirmada na sequência por seu empresário à agência AFP e à publicação Variety; a causa da morte não foi detalhada.

Raquel Welch @ Reprodução

Uma das mulheres mais bonitas que Hollywood fabricou, ela despontou no cinema em Viagem Fantástica, em 1966, e Mil Séculos Antes de Cristo, onde ousou ao surgir vestindo um biquíni de pele animal. Em 2011, a revista Time elegeu o pôster de Raquel no filme como “As 10 Melhores Fotografias de Biquínis da Cultura Pop”

Raquel Welch usando o biquíni com pele de animal no filme Mil Séculos Antes de Cristo em 1966 @ Reprodução

Seu papel mais polêmico foi como mulher transexual no filme “Myra Breckinridge”, em 1970, baseado no controverso livro de Gore Vidal. Ela aceitou o convite, pois pretendia ser mais respeitada como atriz. O produtor do filme Robert Fryer afirmou na época: “Se um homem pretende se tornar uma mulher, ele gostaria de ser a mulher mais linda do mundo. Ele se tornaria Raquel Welch”. Ela atuou ao lado da veterana Mae West e da novata Farrah Fawcett, que seis anos depois se tornaria Jill Munroe na série ‘As Panteras’, e se tornaria num outro símbolo sexual da década de 1970.

Farrah Fawcett e Raquel Welch em cena do filme Myra Beckinbrigde em 1970 @ Reprodução
Farrah Fawcett e Raquel Welch em cena do filme Myra Beckinbrigde em 1970 @ Divulgação

Ao longo da carreira, ganhou um Globo de Ouro como “Melhor Atriz” em 1974, pelo filme “Os Três Mosqueteiros”. Conseguiu nova indicação ao Globo de Ouro em 1987 pelo filme feito para TV “Right to Die“.

Raquel Welch no Globo de Ouro @ Ron Galella/Ron Galella Collection via Getty Images

Em 1975, atuou em “The Wild Party”. No mesmo ano, revelou numa entrevista que ela estava ‘bem’ em “Kansas City Bomber”, “Myra Breckenridge” e “The Last of Sheila”, “mas estar bem em filmes ruins não acrescentaram nada numa carreira. No mesmo ano, cantou “I’m a Woman”, num dueto com Cher, no segundo episódio de “The Cher Show”, que foi ao em fevereiro.

Na década de 1980, ao lado de Elizabeth Taylor e Sophia Loren, Raquel foi uma das atrizes sondadas para o papel de Alexis Carrrington na série “Dinastia” até os produtores escolherem a britânica Joan Collins.

Em dezembro de 1981, ela substituiu Lauren Bacall na peça da Broadway “Mulher do Ano” por dois meses. Sua atuação foi tão celebrada que foi convidada a voltar ao papel por seis meses em 1982. Em 1997, substitui Julie Andrews e Liza Minnelli no musical “Victor/Victoria”.

Cartaz da peça Woman of the Year com Raquel Welch @ Reprodução

Em 1995, Raquel foi escolhida pela revista Empire como uma das “100 Estrelas Mais Sexys da História do Cinema”. A revista Playboy a colocou no terceiro lugar como as 100 mais sexys do Século XX. Detalhe: ela nunca posou nua.

Raquel Welch @ Reprodução

Seu trabalho mais recente foi na televisão, interpretando Rosa na série canadense Date My Dad, em 2017.

Nos cinemas, seu último papel foi Celeste Birtch, em How To Be a Latin Lover, do mesmo ano.

‘The Raquel Welch Total Beauty and Fitness Program” se tornaram bem sucedidos livros e vídeos em 1984. Escrito por ela com fotos de André Weinfeld, mostrou sua paixão pela yoga, vida saudável e nutrição, como os segredos de sua beleza e estilo de vida.

Raquel Welch no evento Carousel of Hope Ball benefitting Barbara Davis Center for Diabetes em 11 de outubro de 2014, em Beverly Hills, Califórnia @ Chelsea Lauren/Getty Images

Ela também assinou uma bem sucedida linha de perucas chamada HAIRuWear. Também desenvolveu uma coleção de joias e uma linha de produtos de limpeza facial.

A linha de perucas de Raquel Welch @ Divulgação

Em janeiro de 2007 se tornou um dos rostos da linha MAC Cosmetics Beauty Icon Series.

Raquel Welch para a MAC Cosmetics @ Divulgação