O uso de IA em imagens tem o potencial de criar narrativas visuais poderosas, principalmente na promoção da diversidade, inclusão e justiça social.
Após circular uma foto falsa do Papa Francisco nas redes sociais, o uso de inteligência artificial nas imagens voltou a ser tema de debate na internet. Porém, uma foto recente chamou positivamente a atenção: a ideia da modelo Yarikazu Xipaya, ativista indígena, foi utilizada pela marca de moda praia MABI Swimwear em uma campanha de 2023 que enaltece a ancestralidade.

Segundo dados da Funai, a população indígena brasileira é de cerca de 900 mil pessoas, distribuídas em mais de 300 etnias. No entanto, essas pessoas enfrentaram uma série de problemas.
“São muitos os casos de invasão de nossas terras por garimpeiros e madeireiros, sem contar a exploração sexual e a violência física que sofremos”, comenta a ativista.
A foto de Yarikazu Xipaya, além de chamar a atenção para a situação dos povos indígenas no Brasil, também reflete sobre a relação entre tecnologia e sociedade.
A parceria da MABI Swimwear com a Yarikazu Xipaya serve como uma plataforma para promover a justiça social e destaca a importância da sustentabilidade e práticas comerciais éticas. Por meio de sua colaboração com a Xipaya, a marca busca incentivar uma relação mais próxima com os ambientes locais e conscientizar sobre o papel crítico que as comunidades indígenas desempenham na proteção da Floresta Amazônica. A marca acredita que moda e ética não devem ser excludentes e que as empresas são responsáveis por impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade.
“É como se fôssemos todos uma família, lutando por nossos territórios e pela sobrevivência das gerações futuras”, diz Yarikazu Xipaya.

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