Alex Hanazaki assina Origens Portinari na CASACOR SP 2023

O paisagista @alexhanazaki assina o ambiente Origens Portinari na 36ª edição da @casacor_oficial, que acontece até 06 de agosto no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista.
O objetivo de Hanazaki é despertar nos visitantes a atenção de como a matéria bruta pode ser transformada em revestimentos, num projeto que evidencia as matérias brutas como a terra, a água e o fogo.
No corredor de entrada do Origens Portinari, os visitantes passarão por um jardim que evidencia a presença do elemento terra, apresenta o primeiro bioma com calcário e argila. O piso é revestido com a coleção Lounge, inspirada na pedra Perlino Grey, destacam tons de cinzas com veios e pequenos fragmentos que resultam em uma beleza singular.

2023 CASACOR SP Praça Portinari – Alex Hanazaki @ Rafael Renzo

No segundo momento, um espelho d’água revestido com Lounge GR HARD, que se estende do chão as paredes, apresenta a transformação do cenário. Ornamentado com uma vegetação mais tropical, presentes na mata atlântica brasileira, este ambiente trabalha o elemento água. Uma cascata traz sonoridade, apresentando um espaço ideal para relaxar e se reconectar.
Água e terra são matérias que se encontram com o fogo. Ele representa transformação, fluxo, aprimoramento. O terceiro ambiente é a apresentação da Praça Portinari. Simboliza a cidade de São Paulo, do vanguardismo à tecnologia. Um jardim cênico elaborado por totens esculturais de lastras, formando uma grande instalação com diferentes linhas e tamanhos, apresenta a vista da Avenida Paulista.

2023 CASACOR SP Praça Portinari – Alex Hanazaki @ Rafael Renzo

A sensação de amplitude está no próprio formato com peças que chegam a 320 cm. A grandiosidade das lastras está na sua funcionalidade e beleza, que agrega design e requinte ao ambiente. Depois de terem sido terra, água e fogo, são agora a silhueta escultural da cidade de São Paulo. Cidade que é corpo e é morada.

2023 CASACOR SP Praça Portinari – Alex Hanazaki @ Rafael Renzo

Na Praça Portinari, o que foi enraizado ganha asas. No plano de fundo, uma grande estrutura feita de cobogós, a circundar todo o espaço. Os revestimentos foram feitos exclusivamente para o espaço, em tons quentes, trazem vida a composição de forma harmônica. O que era matéria, agora é arte. Há uma beleza nipônica, na sutileza da fotografia melancólica. Há um horizonte a ser admirado.
A Portinari está presente em outros 39 ambientes da 36ª edição de CASACOR SP.