Parada do Orgulho LGBT de São Paulo anuncia finalistas do 22º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) acaba de divulgar a lista com 42 finalistas das 11 categorias do 22º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+.
A premiação celebra e homenageia iniciativas que estão quebrando barreiras em prol dos direitos das pessoas LGBT+, seja no mundo das artes, do esporte, nas ações pessoais, políticas, empresariais ou do mercado publicitário.
A votação disponível no site do prêmio vai até o dia 30 de novembro.

Ney Matogrosso concorre ao prêmio @ Madalena Schwartz

O número de votos recebidos determinará quem das listas tríplices de finalistas levará o prêmio para casa em cada categoria.
Para Claudia Regina Garcia, presidente da APOLGBT-SP, a premiação vive um momento singular de autoafirmação e reconhecimento por parte de entidades e pessoas ligadas à causa dos direitos humanos.

“Ao mudarmos alguns processos, conseguimos ampliar a representatividade e trazer mais relevância ao prêmio e, consequentemente, aos nomes que estão entre os finalistas”, afirma.

Segundo a organização, o desempenho deste ano superou as expectativas. “Ficamos extremamente felizes e até surpresos com o engajamento neste ano, principalmente das categorias que adotamos o sistema de inscrição”, afirma Luiz De França, diretor da ong e da premiação.
O número de empresas inscritas cresceu 30% em relação ao ano passado e a categoria Literatura, que pela primeira vez abriu inscrição para livros e criou uma comissão para analisá-los, teve 78 livros inscritos, o que surpreendeu positivamente pela quantidade e variedade da produção editorial do último ano, todos com alguma temática LGBT.
Por outro lado, houve uma queda de quase 60% na participação das agências de publicidade. “Uma das explicações pode ser a baixa produção do último ano de campanhas mais inclusivas, o que pode estar relacionada com menos verba investida pelas marcas e uma possível perda de espaço da pauta da diversidade nas agências”, sugere o diretor.

As etapas

As listas de finalistas das categorias Campanha Publicitária, Empresa e Literatura foram o resultado de um processo que começou com as inscrições de agências de publicidade, empresas, autores e autoras de livros enviando seus materiais, que foram criteriosamente avaliados por três comissões julgadoras distintas, formadas por profissionais e especialistas em suas respectivas áreas.
Os espetáculos de teatro e dança finalistas da categoria Artes Cênicas foram selecionados por um júri de especialistas. Foram quase 30 jurados no total.
Enquanto as listas de finalistas das categorias Audiovisual, Digital Influencer, Esportes, Imprensa, Personalidade Aliada, Música e Tema do Ano foram resultado das indicações feitas pelo público, que foram cuidadosamente avaliadas e consideradas por uma curadoria interna da APOLGBT-SP, levando em conta os nomes mais indicados.
Na categoria Empresa, as finalistas estão divididas em pequenas, médias e grandes, totalizando nove finalistas. Em Literatura, são seis livros, três em ficção e três não ficção.

Os concorrentes

Artes Cênicas: A Herança, Brenda Lee e o Palácio das Princesas e Erupção – O Levante Ainda não Terminou;
Audiovisual: Drag Race Brasil, Ferro’s Bar e Terra e Paixão;
Campanha Publicitária: Empreendedorismo LGBTQIPN+ no Shark Tank/HNK, Demissão/Propeg e Tour do Orgulho/GUT;

Digital Influencer: Márcio Rolim/Bee40tona, Marcel Nadale/Gay Nerd, Aline Custódio e Alessandra Oliveira/Maternidade Sapatão;
Pequena Empresa: Canto Baobá, Torneira Bar e MCI Brasil;
Média Empresa: Avenue Code, TozziniFreire Advogados e NIVEA;
Grande Empresa: Accor, GE e TIM Brasil;
Esportes: Ana Moser, Cris Rozeira e Moisés Spilere;
Imprensa: Agência Pública, Café da Manhã e Profissão Repórter;
Literatura de Ficção: “Não Nasci Sabendo”, “Quarto Aberto” e “Sodomita”;
Literatura de Não Ficção: “Direito, linguagem e internet: violência de gênero transfóbica e discurso de ódio no Twitter”, “Semente de Vida: rejeição e aceitação de filhos/as/es LGBTI+ em lares cristãos” e “Trinta Segundos Sem Pensar no Medo”;
Música: Gloria Groove, Ludmilla e Ney Matogrosso;
Personalidade Aliada: D. Déia Lucia, Pastor Henrique Vieira e Rachel Macedo Rocha
Tema do Ano: Aliança Nacional LGBTI+, Duda Salabert e Erika Hilton.