Gastronomia | Arroz Carreteiro

Artigo assinado por @chefjocielibobinski

Post assinado pela @chefjocielibobinski

Prato típico oriundo do Rio Grande do Sul (embora, atualmente, já esteja incorporado à cozinha brasileira, sendo comum saboreá-lo em todo o país), o arroz carreteiro é feito de arroz ao qual se adiciona carne bovina bem picada e refogada, carne-seca ou carne de sol desfiada ou picada, às vezes paio, bacon e linguiça em pedaços, refogados em bastante gordura, com alho, cebola, tomate e cheiro-verde, sempre com bastante tempero.

Arroz Carreteiro @ divulgação

Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil, é também conhecido como maria-isabel, e preparado com carne de sol.
Surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) que atravessavam o Rio Grande do Sul em carretas puxadas por bois, coziam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada (guisado) com arroz.
Trata-se de um prato prático que, por sua simplicidade, podia ser preparado pelo viajante solitário, que somente poderia comer um churrasco (que é feito de carne fresca) em um paradouro depois de muitos dias de viagem.
Elaborado originalmente à base de charque e arroz e tradicionalmente preparado em panela de ferro, é um dos principais pratos da culinária gaúcha.

Confira uma receita

1,5kg charque cozido e desfiado
3 tomates picados
2 cebolas picadas
6 dentes de alho ralados
5 xic de arroz
10 xic 1/2 de agua fervente
Azeite
Maco cheiro verde

Modo de preparo
Refogue a cebola,alho e o tomate com o charque ja desfiado, adicione o arroz e a agua fervente e deixe cozinhar até o arroz ficar macio.
Desligue aguarde 5 minutos e adicione o cheiro verde
Ps: pode se usar carne de sobra de churrasco!