Morre Iris Apfel – um ícone de estilo

Ícone da moda e estilo, Iris Apfel morreu no final da noite de sexta-feira, 01 de março. Nascida em Nova York, ela morreu aos 102 anos em sua casa em Palm Beach, na Flórida, o estado preferido dos idosos estadunidenses para aproveitar os últimos anos de vida longe do frio.

Empresária do ramo têxtil e designer de interiores, Iris conheceu a fama quando já tinha 80 anos. A ascensão das redes sociais a transformaram em um ícone da moda. Irônica, se dizia “a adolescente mais velha do mundo”.

Dona de si, ela nunca quis seguir tendências. Foi uma das primeiras mulheres a usar calça jeans. Criou um estilo maximalista e único. Os óculos de enorme armação redonda eram a marca registrada, assim como o uso de muitas pulseiras e o cabelo curto impecavelmente penteado.

Barbie Iris Apfel @divulgação

Apfel não tinha medo das cores, estampas e misturas. Nem da opinião alheia. Aliás, essa foi a maior lição que deixa a seus discípulos: viva conforme a própria vontade, sem se importar com a avaliação dos outros. Afinal, sempre vão falar mal mesmo.

Quando tinha 93 anos, Iris ganhou um documentário na Netflix. O lado humano destacou-se sobre a figura exótica. O espectador descobrir a esposa afetiva que se divertia com o marido divertido, Carl, que morreu aos 100 anos pouco depois das gravações. Viveram juntos por quase sete décadas. Não tiveram filhos.

Iris Apfel @ Divulgação

No início de 2019, Nathalia Timberg estreou a peça ‘Através da Iris’, baseada na vida da influenciadora extravagante. O texto de Cacau Hygino ressaltou as dores e delícias do envelhecimento. A homenageada aprovou o espetáculo.

“É realmente incrível ver sua vida interpretada e representada. Obrigada à equipe do Brasil que trabalhou muito para realizar tudo isso”, escreveu Iris Apfel em uma rede social.