Aço inox não é cor: aprenda a identificar imitações para não levar gato por lebre na compra de eletrodomésticos e utensílios de cozinha

Quem busca produtos em aço inoxidável, o inox, deve manter o alerta aceso diante de práticas de mercado não idôneas que têm prometido ‘produtos em inox’ que na verdade foram produzidos com materiais de qualidade inferior. Por isso, cuidado com os termos “cor inox” ou “pintado em inox”. Isso não é aço inoxidável.
Esse tipo de situação tem ocorrido com eletrodomésticos – fogão e geladeira, principalmente – fabricados com material e acabamento de qualidade inferior, tentando se passar por aço inox; talheres de vários modelos; panelas; papel de parede, material de marcenaria como fórmica ou MDF ou VCM e até aço carbono comum, todos revestidos da ‘cor aço inox’. Por fora, muitos produtos prontos para serem adquiridos pelo consumidor podem até ser parecidos, mas por dentro foram confeccionados com materiais de baixa qualidade e resistência inferior, que enferrujam e prejudicam tecnicamente e esteticamente a beleza dos seus produtos.

Bolinhas de aço @ divulgação

De acordo com Júlio César Di Cunto, engenheiro de Aplicação da Aperam South America, há vários tipos de aço inox no mercado – o aço inox tradicional 430, com finalidade estética e alta qualidade em acabamento, é muito usado na fabricação de talheres, utensílios domésticos, pias, cubas e revestimentos em geral. Já o aço inox 410, é aplicado onde a resistência ao desgaste é fundamental, como setores de mineração e sucroalcooleiro, não sendo premissa o apelo estético.

Escultura de Aço @ divulgação

Aço inox não é tudo igual. Produtos com revestimentos cromados ou produtos de aço carbono revestidos na superfície que imitam a superfície do aço inoxidável têm qualidade diferente do aço inox verdadeiro.

O aço carbono é composto apenas por ferro e carbono. Já o aço inox é formado por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo) e a diferença na composição faz com que o inox tenha mais força e dureza.

Diante disso, é importante que o consumidor se certifique com o lojista ou vendedor de que está levando um produto fabricado com aço inox mesmo.