Dicas de como usar o tapete na decoração

O tapete é um elemento decorativo que, além de trazer aconchego e conforto térmico e acústico, pode modificar completamente um cenário e trazer uma nova perspectiva à decoração.
Especialista em revestimento há mais de 30 anos, o CEO de A Pérola dos Tapetes, Franklin Delgado, comenta que o carpete pode ser utilizado para trocar o piso sem necessidade de quebradeira. Junto com o uso de tapetes, eles podem criar diferentes zonas dentro do mesmo espaço. “Escolhendo a peça de forma correta, prestando atenção ao tamanho, textura e padronagem, os tapetes e carpetes podem ser usados para definir pontos focais na decoração”.

Lider Interiores – Tapetes – Tendência 2018 @ Divulgação

O especialista conta que a escolha deve seguir algumas regras. A primeira é determinar o tamanho adequado de acordo com o ambiente e os móveis existentes. “Um tapete muito pequeno pode parecer desproporcional ao restante do ambiente, e um tapete muito grande prejudica o fluxo natural dos móveis ou clientes”, conta. Na sala de jantar, vale a regra do quanto maior, melhor; numa recepção de escritório, o tapete pode naturalmente separar o que é área de espera do que é espaço de circulação. Uma boa dica é medir o espaço onde ele será colocado e deixar ao menos 45 cm de exposição de cada lateral.

Cores e padrões

Lider Interiores – Tapetes – Tendência 2018 @ Divulgação

Escolher as cores dos revestimentos é um passo importante e deve ser dado analisando todo o conjunto de móveis e objetos de um ambiente. “Para criar ambientes neutros, considere tapetes com tons naturais e claros, que podem adicionar calma e elegância. Para áreas com decoração colorida, opte por tonalidades complementares ou contraste para criar equilíbrio visual”, comenta Delgado.

Inverno 2018 Tapetes @ divulgação

Se preferir um tapete com padrão, verifique se ele combina bem com os motivos existentes e não tenha medo de misturar padrões diferentes. “Com um pouco de criatividade, você pode montar composições sofisticadas com modelos e padronagens diferentes. Experimente compor ambientes com peças geométricas, florais e lisas, isso deixa o ambiente mais original”, conta a decoradora Renata Gomes.

Truques

Tapetes @ divulgação

Assim como acontece com a cor da parede e do piso, a escolha da cor do carpete pode alterar a condição de iluminação de um espaço. “Ambientes pequenos podem beneficiar-se de cores mais claras e brilhantes, ampliando a perspectiva de espaço, enquanto ambientes muito iluminados e grandes podem ser aprimorados com tonalidades mais escuras ou neutras”, acrescenta a decoradora.
A textura e o design de tapetes e carpetes também podem dar a tônica do ambiente. Modelos mais felpudos são ideais para ambientes sociais, de tráfego leve e que requerem aconchego. Os de menor espessura são perfeitos para salas de jantar e escritórios. “Independentemente do tipo de padronagem, estamos percebendo que os consumidores estão mais atentos à sustentabilidade e vêm valorizado produtos ecologicamente viáveis e inovadores”, comenta Renata.

Sem medo de ousar

Tapete TransBordar – SUITE Design @ divulgação

Não tenha medo de combinar estampas de tapetes e carpetes em um mesmo ambiente. Tenha em mente uma regra básica: combine uma estampa grande com outra mais delicada. “Se não quiser arriscar tanto, mantenha uma paleta de cores harmoniosa para evitar que o ambiente fique sobrecarregado visualmente”, completa a decoradora.