Post assinado pela arquiteta @elainecarvalhoarquitetura
No mês de abril acontece a Semana Design de Milão (@isaloniofficial), associada ao Salão do Móvel, mas a cada ano os eventos do “Fuori Salone” ganham mais espaço. Lojas em prédios abandonados, mansões, galerias e igrejas sendo palco e contemplando arte e design de maneira única propondo experiências que despertam sensações e sentimentos.

Ver tudo é impossível. Os eventos são espalhados pela cidade e este ano além dos cadastros para acesso, as filas dos mais disputados chegavam a durar até 3h.
Com a experiência dos anos anteriores e pesquisas, seleciono alguns e seguimos a maratona.

Neste ano, destaco a Alcova que ocupou duas casas em Varedo – comuna italiana da região da Lombardia, província de Monza e Brianza; a Moooi – que sempre faz o seu show e a Paola Lenti com seu espaço e cores incríveis, que este ano agregou no mesmo espaço móveis da collab com o estúdio Nendo, do designer japonês Oki Sato.




O primeiro dia em Milão foi reservado para o InSalone, no qual destaco os stands das marcas que mais gosto para direcionar a visita.
Incrível e impactante o espaço Kartell – praticamente uma Instalação – com os lançamentos de 23 produtos assinados por Philippe Starck, Piero Lissoni, Patricia Urquiola entre outros. Muitas inovações tecnológicas em processos industrias, misturando vidro (grande insumo da temporada) a polímeros reciclados, de madeira a tecido, até alumínio e policarbonato.
Tudo reciclado ou reciclável. Alem disso uma nova parceria com a Liberty, que personalizou a cadeira H.H.H. de Starck.

Impossível não se encantar com o estrelado designer Philippe Starck que posava ao lado de suas criações.

Este ano aconteceu a Euroucina. Gostei, mas confesso que achei que tinha mais novidades nos eletrodomésticos – muito mais tecnológicos e coloridos do que novidades para as cozinhas.

Por outro lado, as cozinhas mais lindas que vi foram nas lojas de rua, como a Boffi e a Ernestomeda.

Acho curioso como algumas marcas seguem um mesmo caminho, com certeza fazem muita pesquisa de tendência para lançarem os produtos. Até aqueles que parecem iguais. Enfim…

Também me chamou a atenção o uso de cores. Destaco as lindas criações de Paola Lenti.

Ano passado o terracota e o marrom foram as estrelas. Neste ano, elas dividiram espaço com o vinho e bordos, com pontuações para vermelhos e cerejas.

Além de ser a capital do design, Milão é um dos destinos mais importantes da cena fashion. As mais badaladas grifes estão presentes. Destaque para Hermes, que este ano brindou a cidade com uma experiência sensorial incrível.


Em colaboração com a Cassina e a Fondation Le Corbusier, a Bottega Veneta arrasou com ”on the rocks”, dando nova vida ao LC14 TABOURET CABANON, obra prima minimalista originalmente criada pelo arquiteto e urbanista Le Corbusier para sua cabana na Cote D’azur.

Outro acontecimento foi a Exposição da Dolce & Gabbana que acontece no Palazzo Reale até julho.




O atelier de alta costura da marca fica em Milão e por isso a escolha da cidade. Alem do preciosismo do trabalho artesanal das peçaas e da história da criação de cada uma delas, a cenografia é extremamente bem feita. Uma exposição que agrada a todos, independente de gostar do estilo ou não.
BRASIL
O Brasil também marcou presença como na participação da Jader Almeida, Indusparquet e Green House, que estavam com seus estandes no Salão.

A Ornare abriu sua Flagship em endereço nobre (Via Alessandro Manzoni, 30) É um espaço bem bacana. Fizeram uma linda festa no Portrait Milano Hotel – Lungarno Collection, que foi um dos lugares que mais amei conhecer.

Ele fica no quadrilátero da moda com pátio central, boutiques exclusivas, experiências gastronômicas e um maravilhoso lobby que dava acesso ao chiquérrimo hotel da família Ferragamo.
O Brasil continua no quarto lugar no ranking dos países que mais levaram visitantes, ficando atrás da China, Alemanha e Espanha.
Todos que trabalham neste segmento querem estar lá. Vivenciar tudo que Milão nos oferece nesta semana. Ver e ser vistos. Claro que alguns dirão que não é necessário ir todo ano, mas eu faço questão de incluir esta semana no meu calendário anual. Faço questão de não perdê-la.
Para mim, estar em Milão significa absorver e vivenciar toda a inspiração que ela nos oferece.

Você precisa fazer login para comentar.