Rita Von Hunty ministra a palestra “Micro-Agressões” na terça-feira, 22 de outubro, às 19h30 no Galpão do Sesc Campinas. Aberto ao público e gratuita. É necessário retirar o ingresso na Central de Atendimento do Galpão, a partir das 17h, no dia do evento. Cada pessoa poderá retirar dois ingressos.
Nesta palestra, Rita irá utilizar alguns fundamentos de análise de processos históricos e psicanalíticos para conceituar as ideias de agressão, opressão, exclusão e vulnerabilidade.
A partir desse ponto, o debate procura conceituar os processos de percepção da realidade para de fato chegar ao conceito atual deste trabalho: “Micro – agressões”, como ocorrem em ambientes corporativos e como podem ser identificadas, geridas e erradicadas. O objetivo do encontro é nivelar compreensões, fundamentar debates e instrumentalizar as pessoas presentes para traçarem planos e agirem sobre suas realidades.
A atividade faz parte do “Legítima Diferença”, projeto do Sesc SP que busca conscientizar o público para a realidade social vivenciada pela população LGBTQIAP+, ainda marcada por sistemas de violências estruturais que perpassam todas as fases da vida, da infância à velhice.
Sobre Rita von Hunty

Rita von Hunty é a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri. Com formação em Artes Cênicas (Unirio), e Língua e Literatura Inglesa (USP), suas áreas de pesquisa são os Estudos Literários, Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Teoria Crítica e Teoria Queer.
Rita atua como crítica cultural, educadora popular, professora, atriz e palestrante, além de já ter sido colunista na Carta Capital e vídeo colunista em uma série de outros meios. Rita colaborou com textos para a publicação de mais de 15 livros no Brasil, dentre eles destacam-se:
– Movimento LGBTI, uma breve História do séc. XIX aos nossos dias (Renan Quinalha, Ed. Autêntica)
– Preconceito, uma História (Leandro Karnal e Luiz Stevam, Ed. Companhia das Letras)
– Por um comunismo Transexual (Mario Mieli, Ed. Boitempo)
– Ontologia do ser Neoliberal (Douglas Barros, Ed. Boitempo)
Como professora convidada ou palestrante, Rita já esteve em uma série de espaços de luta social como sindicatos, escolas e universidades tanto no Brasil quanto no exterior. Destacam-se suas passagens pela USP, UNICAMP, UEPB, EUMA, O Museu da Resistência ( Lisboa) e a École Polytechnique (Paris).
Em 2023, a convite do Ministério da Cidadania e Direitos Humanos e da Secretaria Nacional LGBTQIA+, Rita fez a conferência de reabertura do curso de Formação em Direitos Humanos pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Você precisa fazer login para comentar.