Temporada de Prêmios: como nasceu o Oscar

Oscar é o nome do prêmio criado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood em 1929. Inicialmente, ele nem tinha este nome. Ou melhor, ele ficou quatro anos ‘sem um nome’.
Tudo começou quando o fundador da Metro Goldwyn Mayer (MGM), Louis B. Mayer, planejava a criação de uma associação que pudesse mediar disputas de trabalho sem a intervenção dos sindicatos. Também planejava estabelecer a imagem de cinema como uma indústria.
Ele convidou um ator (Conrad Nagel), um diretor (Fred Niblo) e o chefe da Associação de Produtores de Filmes (Fred Beetson) para discutir suas bases.
Tiveram a ideia de produzir um banquete anual que reunisse atores, diretores, roteiristas, produtores e técnicos como uma grande confraternização de firma. Ele aconteceu em 11 de janeiro de 1927 no Ambassador Hotel, em Los Angeles com a presença de 36 pessoas. Nascia a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Primeira cerimônia do Oscar em 1929 @ divulgação

Quatro meses depois, um comitê estruturou a ideia dos prêmios e o formato da cerimônia. Em julho de 1928, aprovaram uma lista com 12 categorias para receber prêmios. No mês seguinte criaram o sistema de seleção, indicações e votação. Nasceu o “Academy Awards”.
Cedric Gibbons, famoso diretor de arte, esboçou a estatueta com a imagem de um cavaleiro medieval armado com uma espada, posicionado sobre um rolo de filme com cinco raios. Eles representam as cinco categorias originais: atores, diretores, produtores, roteiristas e técnicos. Imediatamente foi aprovada.

Oscar 1929 Janet Gaynor (Sétimo Céu, O Anjo das Ruas e Aurora) @ Oscar.org

George Stanley, um escultor de Los Angeles, ficou encarregado de cria-la. O resultado é uma estatueta com 25 cm de altura, com 3,5 kg, forjada em bronze e folheada à ouro. Em 1945, ela ganhou um pedestal, passando a ter 32 cm e pesando 3,9 kg.
A primeira cerimônia aconteceu em 06 de maio de 1929, celebrando os filmes exibidos em Los Angeles de 1º de agosto de 1927 a 31 de julho de 1928. Os vencedores foram “Asas” (Melhor Filme). Frank Borzage (Melhor Diretor), Lewis Milestone (Melhor Diretor de Comédia), Emil Jannings (Melhor Ator) e Janet Gaynor (Melhor Atriz), entre outros.

Oscar Estatueta @ divulgação

Nos primeiros quatro anos, a estatueta não tinha um nome. Uma das histórias afirma que, em seu primeiro dia como bibliotecária da Academia, Margareth Herrick, ao ver a cópia da estatueta sobre a mesa de um dos diretores, afirmou: “Parece o meu tio Oscar!”. Um jornalista estava presente e, no dia seguinte, seu jornal publicava que, agora, o “Academy Award” fora batizado como Oscar. Mais tarde, ela desmentiu a estória do tio e que tudo não passava de um mal entendido. Porém, o nome já tinha pegado.