Desperate Housewives – 20 anos depois da estreia

Desperate Housewives é uma série de TV de comédia de humor mórbido, drama, sátira e mistério, exibida entre outubro de 2004 a maio de 2012. Ganhou o título de ‘dramédia’ pela mistura de gêneros.
Criada por Marc Cherry para a emissora estadunidense ABC, ela teve oito temporadas (180 episódios) mantendo o mesmo elenco de protagonistas: Teri Hatcher (Susan Mayer), Felicity Huffman (Lynette Scavo), Marcia Cross (Bre Van de Kamp) e Eva Longoria (Gabrielle Sollis). Entre as coadjuvantes mais notórias, Nicollette Sheridan (Edie Britt nas primeira cinco), Dana Delany (Katherine Mayfair na quarta, quinta e sexta) e Vanessa Williams (Renne Perry na sétima e oitava).

Desperate Housewives (2004) @ divulgação

A trama se passa na fictícia Wisteria Lane, rua da cidade de Fairview do estado Eagle contado a vida de um grupo de mulheres sob o olhar da amiga e vizinha, Mary Alice (Brenda Strong), que comete suicídio no primeiro episódio.
Com música tema composta por Danny Elfman, Desperate Housewives agradou crítica e público desde o primeiro momento. Recebeu múltiplos prêmios, como Emmy, Globo de Ouro e SAG Awards. As primeiras cinco temporadas ficaram no Top 10 entre as séries mais assistidas. Em 2007 era a série de TV mais popular do mundo, atingindo uma audiência de 120 milhões de pessoas. Em 2010, tornou-se a terceira mais bem sucedida, custando U$ 2.74 milhões. Ocupa o 15º lugar na lista de “Novos Clássicos da TV” pelo Entertainment Weekly.

A Trama

A primeira temporada foi exibida em 03 de outubro de 2004, apresentando Susan, Lynette, Bree e Gabrielle como típicas donas de casa de um subúrbio de classe média alta dos EUA, com seus dramas pessoais que se tornavam “aparentemente” pequenos…  Até que, a quinta amiga e vizinha, Mary Alice, se mata!

Desperate Housewives (2005) @ divulgação

Recém-divorciada e com um filha adolescente, Susan entra em atrito com a fogosa divorciada, Edie Britt, pela afeição do novo vizinho, Mike Delfino.
Executiva de sucesso, Lynette abandona a carreira quando engravida. Seis anos depois, é mãe de quatro filhos – incluindo gêmeos e esposa de um marido que trabalha fora da cidade.
Bree mantem a fachada de mulher perfeita enquanto luta salvar o casamento à beira do divórcio, além de ter que lidar com a rebeldia do filho mais velho.
Entediada com a vida de casada com um poderoso executivo que a enche de caríssimos presentes, a ex-modelo famosa Gabrielle preenche o tédio com um caso com um jovem jardineiro.
A temporada ganha toques de mistério e suspense com os segredos guardados pelo marido e filho de Mary Alice, Zach e Paul, e também do novo vizinho, o sedutor Mike.

Produção

Desperate Housewives (2006) @ divulgação

O argumento de Desperate Housewives foi ideia de Marc Cherry e de sua mãe quando assistiam as matérias sobre Andrea Yates – uma moradora de Houston (Texas), que matou seus cinco filhos pequenos, afogando-os na banheira de sua casa em 20 de junho de 2001.
Diagnosticada com depressão pós-parto, psicose e esquizofrenia, foi condenada por crime capital e a sentenciada à prisão perpétua com liberdade condicional depois de 40 anos. Na apelação em 2006, foi considerada inocente por razões de insanidade. Foi transferida para um hospital psiquiátrico de segurança máxima.
Nas palavras de Cherry, Desperate Housewives misturava elementos de “Knot Landing” (série sobre milionários dos anos de 1980 ), “Beleza Americana” (Oscar de Melhor Filme de 2000) e pitadas de “Twin Peaks” (clássica série de mistério dos anos 90).
Foi recusada pela HBO, CBS, NBC, Fox, Showtime e Lifetime. Até cair nas mãos de dois executivos da ABC, que deram o sinal verde para a produção. Inicialmente, queriam alterar o título para “Wisteria Lane e a Vida Secreta das Donas de Casa”, Marc se recusou. Por fim, o executivo Charles Pratt Jr. (criador de “Melrose Place”) assumiu a co-produção.

Sucesso, prêmios e final

DESPERATE HOUSEWIVES –  Marcia Cross, Eva Longoria Parker, Felicity Huffman, Teri Hatcher e Dana Delany @ ABC/FLORIAN SCHNEIDER

O piloto conseguiu 21,3 milhões de espectadores, tornando-se a melhor estreia do ano da rede ABC, superando “Spin City”, de 1996. Em seguida, o termo “desperate housewives” se tornou um hit da cultura pop. Surgiram inúmeros realities com o nome “Housewives” no título. O último episódio da primeira temporada obteve impressionantes 23,7 milhões de pontos audiência.
A primeira temporada conseguiu 15 indicações ao Emmy 2005 nas categorias de Comédia, vencendo Atriz (Felicity Huffman), Atriz Convidada (Kathryn Joosten), Direção, Música Tema, Edição e Elenco. Perdeu para “Everybody Loves Raymond” com Melhor Série. Dois Globos de Ouro (Série de Comédia e Atriz para Teri Hatcher) e dois prêmios no Sindicato dos Atores (Elenco de Série de Comédia e Atriz – Teri Hatcher).

A estreia da segunda temporada foi vista por 28,4 milhões de espectadores. Apesar do sucesso, a temporada foi criticada pela queda de qualidade dos roteiros. O showrunner Marc Cherry foi apontado como responsável, uma vez que deixou a produção dos episódios nas mãos da equipe de co-roteiristas. No final da temporada, o próprio assumiu que foi mais fraca, porém, afirmou que voltaria a atuar intensamente nas próximas.

Desperate Housewives (2012) @ divulgação

A série funcionou bem até a quinta temporada, última com participação de Nicollette Sheridan. Mesmo assim, as três últimas tiveram bons números de audiência. Apesar da contratação da ótima Vanessa Williams, assumindo uma personagem bem interessante, era visível que a fórmula da série tinha se esgotado. E assim, em maio de 2012, a série chegou ao fim.

Bonecas Desperate Housewives por Madame Alexander @ divulgação

Em 2007, a marca de brinquedos Madame Alexander produziu uma edição limitada com 300 bonecas de 41 cm das personagens Susan, Lynette, Bree, Gabrielle e Edie. A Coty lançou a fragrância “Forbidden Fruit”. Em 2009, a LR Health & Beauty Systems lançou quatro fragrâncias inspiradas nas protagonistas.

Perfume Desperate Housewives by Coty @ divulgação

A série ganhou uma versão brasileira chamada “Donas de Casas Desesperadas”, que foi exibida entre agosto de 2007 a janeiro de 2008 com Sônia Braga, Lucélia Santos, Tereza Seiblitz, Viétia Zangrandi, Isadora Ribeiro e Franciely Freduzeski nos papéis principais. Durou uma temporada.

Pós Desperate Housewives

E o destino das quatro protagonistas pós final da série? Vamos ver:

Eva Longoria se tornou uma das embaixadoras da L’Oreal Paris. Como atriz, acabou de participar de seis episódios da quarta temporada de “Only Murders in the Building”. Também protagonizou a série da Apple+ “Terra de Mulheres”. Seu nome é conhecido com uma mediadora do poder para mulheres e latinos na política do Partido Democrata. Das protagonistas, é a única que mantem o status de celebridade.

Eva Longoria – L’Oreal Paris @ divulgação

Em 2005, Felicity Huffman estrelou um filme independente chamado “Transamerica” com uma elogiada atuação premiada com o Globo de Ouro de Atriz Dramática e de algumas das associações de críticos. Teve conquistou indicações ao Oscar, ao Critics Choice Awards e ao SAG Awards (perdeu para Reese Witherspoon).
Após o cancelamento da Desperate, teve um bom momento na série limitada “American Crime”, que lhe rendeu três indicações como Melhor Atriz.
Em 14 de março de 2019, o FBI desbaratou um grupo de 52 pessoas acusadas de participar de um esquema de fraude e suborno a treinadores esportivos, que receberam mais de U$ 25 milhões, para que os filhos pudessem ingressar nas melhores faculdades, como Yale, Stanford e Universidade do Sul da Califórnia.
Entre os envolvidos, estava a atriz. Foi detida pela polícia. Pagou uma fiança de U$ 250 mil. Cumpriu uma pena de 14 dias numa unidade prisional na cidade de Dublin, próxima a São Francisco. Foi um escândalo internacional.
Depois de quatro anos afastada, retornou numa participação especial na série “The Good Doctor”, em 2023. No ano seguinte, participou de três episódios da série “Mentes Criminosas” e um na série “O Acusado”. Ninguém nem notou.

Felicity Huffman na prisão @ divulgação

A ruiva Marcia Cross participou de 15 episódios da série “Quantico” no papel da Presidente dos EUA Claire Haas. Depois, teve aparições especiais em sete séries, como “Você” e “Monarch”. Em 2018 relevou que estava em remissão de um câncer descoberto depois que contraiu HPV.

Marcia Cross em Quantico @ ABC/Giovanni Rufino

Antes de estrear Desperate Housewives, Teri Hatcher era conhecida como a Lois Lane da série “Lois & Clark: As Novas Aventuras de Superman (1993-1997)”. Em seguida, tornou-se uma Bondgirl no filme de James Bond “O Amanhã Nunca Morre”. Com o papel, foi eleita a mais mulher sexy pela revista FHM.
Em 2006 se tornou uma das atrizes mais bem pagas dos EUA, ganhando U$ 285 mil por episódio da série. Em 2010, começaram a surgir boatos de problemas entre ela e suas colegas de elenco. Uma roteirista afirmou que ninguém na equipe tinha coragem de encara-la se não fosse ao momento das gravações.
No término da gravação o último episódio da série, a equipe técnica recebeu mimos de agradecimentos assinados por Eva, Felicity, Marcia e Vanessa. O nome de Teri não constava.
Enfim… Nos anos que se seguiram 2012, ela teve participações especiais nas séries “Supergirl” e “Estranho Casal” e alguns filmes feitos p/TV. Nada de relevante.

Teri Hatcher em 2019 @ Divulgação