Fernanda Torres entrou para os livros de história do Globo de Ouro ao se tornar a primeira brasileira a ganhar o prêmio de Melhor Atriz em Filme Dramático pela atuação em “Ainda Estou Aqui”, na edição 2025 que aconteceu na noite de domingo, 05 de janeiro.
Ela é a segunda brasileira indicada na categoria, 26 anos depois que sua mãe Fernanda Montenegro, concorreu por “Central do Brasil” e perdeu para Cate Blanchett em “Elizabeth” (também perderia para Gwyneth Paltrow no Oscar daquele ano).

Fernanda também se tornou a quarta premiada na categoria por uma atuação em língua não inglesa. As primeiras foram a francesa Anouk Aimée (Um Homem… Uma Mulher…, em 1967), a norueguesa Liv Ullman (Os Emigrantes, em 1973) e a francesa Isabelle Huppert (Elle, em 2017).
Na bolsa de apostas, Fernanda estava em terceiro lugar, atrás de Angelina Jolie (Maria) e Nicole Kidman (Babygirl). Outras indicadas eram Pamela Anderson (The Last Showgirl), Kate Winslet (Lee) e Tilda Swinton (O Quarto Ao Lado).

Aí, surge a questão: esta vitória garante indicação ao Oscar? A resposta é não, mas tudo é possível.
- Se na categoria Drama, Fernanda tinha duas fortes oponentes (Nicole e Angelina), em Comédia/Musical, ela tem os nomes de Demi Moore (A Substância), Mikey Madison (Anora), Cynthia Erivo (Wicked) e Karla Sofia Gascón (Emilia Pérez);
- Votantes do Globo de Ouro (300 pessoas) não são os mesmos que o Oscar (10 mil pessoas);
- Até agora, Fernanda não venceu em nenhuma associação de críticos;
- Ela ficou de fora nas indicações ao Critics Choice;
- Na longlist (prévia) do BAFTA, seu nome não apareceu.

Por outro lado, somente duas vezes anteriores premiadas como Melhor Atriz em Filme Dramático não concorreram no Oscar: Shirley MacLaine e Kate Winslet. A primeira ganhou seu terceiro Globo de Ouro pela atuação em “Madame Soustzka”, em 1988 e a segunda ganhou por “Foi Apenas Um Sonho”, mas no Oscar concorreu (e venceu) por “O Leitor” (que rendeu o prêmio de atriz coadjuvante no Globo de Ouro) em 2009.
Uma boa chance seria conseguir uma indicação no prêmio do Sindicato de Atores, o SAG Awards. No cenário de Hollywood, ela ainda é completamente desconhecida. Mas nada é impossível. O anúncio será na quarta-feira, 08 de janeiro.
Quanto ao Oscar, os indicados serão conhecidos na na sexta-feira, 17 de janeiro. Ela tem chances? Uma indicação pode ser considerada um prêmio. Vencer é outra conversa. Mas vamos aguardar!

Você precisa fazer login para comentar.