Marilyn, Einsten, Joe DiMaggio e Joseph McCarthy no palco do Teatro Oficina de Estudante

Em um hotel na Nova York de 1953 se passa um encontro entre Marilyn Monroe, Albert Einsten, cientista criador da Teoria da Relatividade (que levou à criação da Bomba H e, consequentemente, à Bomba Atômica), Joe DiMaggio, renomado jogador de beisebol e marido de Marylin, e o infame senador Joe McCarthy. Encontro que poderia acontecer hoje, trocando os personagens originais por seus pares na atualidade.
Esta é a trama da peça “Insignificância“, texto do dramaturgo inglês Terry Johnson, lançado em livro em 1983, na qual os atores Cássio Scapin, Amanda Acosta, Marcos Veras e Norival Rizzo assumem os papéis do Professor, da atriz, do jogador de beisebol e do senador, que estreia no Teatro da Oficina do Estudante, em Campinas.

Insignificância @ Jairo Goldflus

Com direção de Victor Garcia Peralta, este encontro singular destaca as consequências da fama, tanto na vida pessoal de renomadas celebridades, em relação às concessões necessárias para alcançá-la ou preservá-la, quanto à sua exploração para objetivos políticos.
Através das perspectivas de figuras que simbolizam alguns dos maiores fenômenos de popularidade do século XX, o autor reflete sobre as maneiras de lidar com a fama (ou com a perda dela): a rejeição por parte do cientista, a aceitação hesitante, personificada no mito sexual que Marilyn continua a representar, e a decepção quando a fama se dissipa, refletida no personagem do jogador.
Outro componente se une ao enredo: a política, representada pelo macartismo no contexto da Guerra Fria, quando o senador McCarthy capitaneou uma verdadeira “caça às bruxas” nos EUA, com o objetivo de criminalizar o comunismo e seus adeptos, cerceando as liberdades políticas.
Serviço
Insignificância – Uma Comédia Relativa
Data: de 31/01 a 09/02/2025
Data: sextas e sábados às 21h; domingos às 19h
Ingressos: R$100,00 / R$50,00 (meia)
Local: Teatro Oficina do Estudante (Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina)
Capacidade: 515 pessoas

Um comentário sobre “Marilyn, Einsten, Joe DiMaggio e Joseph McCarthy no palco do Teatro Oficina de Estudante

Os comentários estão desativados.