Tendências para 2025 para Iluminação na Decoração de Interiores

Para quem deseja repaginar a casa em 2025. vale ficar de olho nas dicas e inspirações para iluminação. A Yamamura apresenta algumas ideias do que estará em alta.

  1. Iluminação Decorativa e Inventiva
Toque de cor e diversão conquistados com o uso da iluminação, tanto no projeto de Gigi Gorenstein como no ambiente com a tecnologia da Philips Hue @Emerson Rodrigues e Divulgação Philips

Em busca de uma decoração cada vez mais expressiva e personalizada, as pessoas estão apostando em ambientes mais coloridos e fora do convencional. Por isso, vale evidenciar os móveis e as peças de iluminação que servem como pontos focais no projeto, além de luminárias com formatos incomuns, que resultam numa atmosfera eclética e vibrante.

  1. Elementos Naturais: Madeira, Pedra etc.
As pedras e os demais elementos naturais chamam a atenção no projeto do arquiteto Giancarlo Filgueiras com luminárias da Yamamura @ Emerson Rodrigues

As luminárias que trazem o clima de casa de praia estão em alta, valorizando os acabamentos naturais, como madeira, fibra e tecido, juntamente com os diversos acabamentos de pedra, caso de granilite, travertino, entre outros. Essa proposta combina com as pessoas que buscam hábitos mais sustentáveis, alinhados com o desejo de se reconectar com a natureza de uma sociedade cada vez mais urbana.
Presentes também em móveis, bancadas, entre outros usos, as pedras comprovam que a experiência tátil continua servindo de inspiração para os mundos do design e da decoração, mas a madeira, material que faz parte da história da arquitetura brasileira, também nunca sai de moda. Em evidência em móveis, objetos e, compondo diferentes estilos de luminárias, a madeira é sinônimo de aconchego e atemporalidade.

  1. As multifaces do Vidro
O vidro trabalhado, outra aposta para 2025, realça as luminárias de apoio, da Yamamura, que compõem com muito charme o projeto do Studio Triarq @ Emerson Rodrigues

Embora a transparência do vidro permaneça em alta durante o ano todo, há uma crescente demanda pelas versões trabalhadas, aplicadas em diferentes situações. Além dos armários, os vidros canelados, texturizados, granulados, entre outros, compõem luminárias e imprimem mais uma camada de sofisticação, mas sem perder a leveza da transparência.

  1. Iluminação Versátil e Funcional
Sistemas modernos de iluminação, em alta em 2025, valorizam a integração da ala social deste apartamento com interiores de Duda Porto e produtos da Yamamura @ Emerson Rodrigues

Por proporcionar maior flexibilidade de aplicação e personalização, os sistemas de iluminação continuarão bem presentes nos lares brasileiros, mas com uma atualização importante. Eles aparecem cada vez mais finos e com módulos ainda mais específicos, o que ajuda a criar projetos únicos e inovadores.

  1. Eternamente marrom
Tendência para 2025, o marrom é a sensação da sala desta casa no interior de São Paulo, com pendentes da Yamamura. Arquitetura de Isabella Nalon e decoração de Sula Miranda @ Emerson Rodrigues

Cor Pantone 2025. a tonalidade remete a elementos naturais e encontra harmonia e equilíbrio entre as demandas da modernidade e a beleza atemporal da criação artística. Desta forma, é ideal para criar ambientes aconchegantes e cheios de personalidade.
Atemporal, o marrom vai muito além dos dias quentes, combinando perfeitamente com todas estações e ocasiões. E mais: as apostas indicam que essa tonalidade não se restringirá às opções mais claras e aparecerá em uma rica paleta cromática, composta pelos tons mais suaves até os mais intensos.

  1. Ode ao luxo silencioso
Tons neutros e poucos objetos concebem uma varanda sofisticada, mas sem extravagância neste projeto assinado pela Casa GB com luminárias da Yamamura @ Emerson Rodrigues

Se há alguns anos a ideia de luxo comunicava uma imagem de opulência, a tendência atual se propõe ir pela contramão, apresentando um novo conceito do que se entende como alto padrão. O quiet luxury, ou luxo silencioso, como também ficou conhecido, promove uma estética que ganhou notoriedade nos projetos de interiores. Esse estilo, em alta em 2025, se pauta pela atemporalidade e discrição.
Mobiliário com design simples e linhas retas traz como foco a praticidade e a funcionalidade, fugindo de ornamentos excessivos. A preferência pelas formas geométricas valoriza o ambiente, especialmente os espaços livres e a circulação. Dentro desse conceito, o emprego das cores é fundamental. A opção por tons neutros ou terrosos denotam uma atmosfera atemporal, sendo que o branco, o bege e o cinza estão entre os mais adotados.