Fui vítima de um golpe digital!

Até hoje pela manhã, eu me considerava uma pessoa ‘espertinha’. Acreditava que nunca cairia em algum golpe digital.
Em três décadas como um Produtor de Audiovisual, levei um único calote pela falta de pagamento de um job (detalhes: eu estava no meu segundo ano profissional, era muito, mas muito ingênuo e a caloteira era uma amiga). Depois disso, sempre fiquei atento ‘aos sinais’. E, até então, funcionou.
Porém, hoje, 11 de fevereiro de 2025, levei um golpe de R$ R$ 29,83. É muito pouco, eu sei, mas fiquei muito chateado.
Foi assim: depois de uma madrugada com alguns pesadelos, acordei, peguei o celular e entrei no Instagram. Apareceu um anúncio com perfil verificado com aquele selo azul da Saraiva – antiga livraria que abriu falência em 2023.
Aparecia uma moça explicando que eu precisaria responder um Quiz, focado numa suposta informação que a livraria estaria voltando às atividades. No final das perguntas, poderia escolher alguns prêmios, entre eles, um Box com os livros da saga “Game of Thrones” e um Funko de um dos personagens.
Mesmo me questionando se eu queria mais entulho em casa, achei tentador. Se não gostasse, pensei, poderia doar para alguém.
Terminei a pesquisa, escolhi o brinde e me deparei com um campo informando que precisaria pagar o valor do frete de R$ 29,83 com entrega para até 10 dias. Fiz o Pix. O comprovante apareceu Compra Segura – CNPJ XXXXXXXXXX – Instituição: BMB PAGAMENTOS.
Em seguida, voltei a tela do pagamento, que me redirecionou para a empresa de entrega Jadlog. Ela me informava que precisaria pagar outro valor do frete no valor de R$ 32,00. Congelei. Saquei na hora que era golpe. E eu era a vítima!


Ao mesmo tempo, chegaram dois e-mails.
No primeiro (noreply@carrinhofinalizado.com) informava que a compra foi efetuada. O produto era: RESGATE QUIZ SARAIVA, no valor de R$ 29,83. E ainda com a seguinte mensagem: “Se você tiver qualquer dúvida, pode entrar em contato direto com o vendedor responsável por esse produto suporte@saraiva.com”. Enviei mensagem. Sem resposta.
O outro e-mail (origem envios@br-nota.com) continha a seguinte mensagem: “[Urgente]: Sua Nota Fiscal Está Disponível – Regularize Hoje Mesmo!” e mais: “Seu pedido foi realizado! Mas para emissão da sua nota fiscal é necessário o pagamento da taxa TENF (Taxa de Emissão da Nota Fiscal), no valor único de R$ 29.31”.
Entrei no App do meu banco e contestei o valor do PIX. Expliquei o que houve. Deram um prazo de até 10 dias para uma resposta. Fiz um relato no Reclame Aqui. Entrei no site da Secretaria de Defesa Pública. Não encontrei um campo que fazer a denúncia.
Fui pesquisar o CNPJ da empresa. Surgiram dois nomes: Super Casah Ltda e Pneu Mix. Surgiu o nome de uma pessoa em comum com endereço de cadastro de um Shopping na cidade de Goiânia. O nome da pessoa aparece em 93 processos no Just Brasil – que vai de Crime de Trânsito a Tráfico de Drogas.
Ou seja…


Pouca gente tem empatia com quem sofre um golpe. A maioria acredita que só cai quem é trouxa, ingênuo ou quem levar alguma vantagem. Garanto que não é bem assim. É um tipo de coisa que pode acontecer com qualquer pessoa.
Existe uma rede de criminosos especializada neste tipo de coisa. Sim, temos que ficar atento a tudo aquilo que parece tentador ou ‘quando a esmola é demais, todo santo desconfia’.
Ninguém quer ser enganado, porém, qualquer pessoa pode ser vítima dos mais variados golpes – tanto digitais quanto outros!
Trabalhado com produção de audiovisual, jornalismo, moda, ativismo, artesanato, etc, há 30 anos e sabendo que a maioria das pessoas que se aproxima de mim quer algo em troca, eu me tornei uma pessoa muito, mas muito desconfiada de tudo e de todos.
Nunca confio 100% em ninguém ou nada. Tenho certeza que algum dia virá a decepção. Assim, espero pouquíssimo das pessoas.
Sei que esta forma de pensar me coloca no campo das pessoas paranoicas, mas é uma forma que sofrer menos.
Mesmo assim… Olha só, meus caros! Eu fui vitima de um golpe!

MONDO MODA recebeu mensagem da Jadlog sobre o episódio:

A Jadlog, uma das principais transportadoras do e-commerce, alerta que qualquer mensagem supostamente enviada pela empresa com pedido de regularização de pendência de nota fiscal é um golpe. Criminosos na internet estão utilizando fotos e o nome da empresa para a prática de diversos golpes. A transportadora esclarece que não realiza vendas diretas por canais de comunicação. A empresa nunca solicita pagamentos ou faz cobranças por meio de WhatsApp, e-mail e redes sociais. A Jadlog recomenda que os consumidores pesquisem a veracidade das informações diretamente no site oficial da empresa https://www.jadlog.com.br/jadlog/home.