As categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz no Oscar ficaram muito mais interessantes após o Screen Actors Guild Awards (SAG) no domingo (23), pois os vencedores diferiram dos premiados por outro grupo importante da indústria, o BAFTA Awards. Mas quem geralmente vence o Oscar nessas circunstâncias? O vencedor do SAG, o vencedor do BAFTA ou alguém completamente diferente?
Ao longo dos anos, quando os vencedores do SAG e do BAFTA discordaram na categoria de Melhor Atriz, o Oscar tendeu a favorecer um ou outro, sem um padrão completamente fixo.
No entanto, podemos notar algumas tendências:
- Nos últimos cinco anos, o Oscar alternou entre os vencedores do SAG e do BAFTA, sem uma regra clara.
- No histórico geral, o SAG tem uma leve vantagem sobre o BAFTA quando há divergência, mas não de forma esmagadora.
- Houve casos raros em que o Oscar foi para um terceiro nome (como em 1994, quando Jessica Lange venceu sem ganhar nenhum dos dois prêmios).
- Com Demi Moore (SAG) e Mikey Madison (BAFTA) este ano, a corrida segue aberta. A decisão pode depender de outros fatores, como a narrativa da temporada de premiações e a campanha dos estúdios. Fernanda Torres (Globo de Ouro) pode surpreender.

2023: Lily Gladstone (“Assassino da Lua das Flores”) venceu o SAG e Emma Stone (“Pobres Criaturas”) venceu o BAFTA – ganhou o Oscar.

2022: Cate Blanchett (“Tár”) venceu o BAFTA e Michelle Yeoh (“Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”) venceu o SAG – ganhou o Oscar.
2021: Joanna Scanlan (“Depois do Amor”) venceu o BAFTA e Jessica Chastain (“Os Olhos de Tammy Faye”) venceu o SAG – ganhou o Oscar.
2020: Viola Davis (“A Voz Suprema do Blues”) venceu o SAG e Frances McDormand (“Nomadland”) venceu o BAFTA — ganhou o Oscar.
2018: Glenn Close (“A Esposa”) venceu o SAG e Olivia Colman (“A Favorita”) venceu o BAFTA — ganhou o Oscar.
2012: Emmanuelle Riva (“Amour”) venceu o BAFTA e Jennifer Lawrence (“O Lado Bom da Vida”) venceu o SAG – ganhou o Oscar.
2011: Viola Davis (“Histórias Cruzadas”) venceu o SAG e Meryl Streep (“A Dama de Ferro”) venceu o BAFTA — ganhou o Oscar.
2009: Carey Mulligan (“Educação”) venceu o BAFTA e Sandra Bullock (“Um Sonho Possível”) venceu o SAG — ganhou o Oscar.
2008: Meryl Streep (“Dúvida”) venceu o SAG e Kate Winslet (“O Leitor”) venceu o BAFTA — ganhou o Oscar.
2007: Julie Christie (“Longe Dela”) venceu o SAG e Marion Cotillard (“Piaf – La Vie en Rose”) venceu o BAFTA — ganhou o Oscar.
2004: Imelda Staunton (“Vera Drake”) venceu o BAFTA e Hilary Swank (“Menina de Ouro”) venceu o SAG – ganhou o Oscar.
2003: Scarlett Johansson (“Encontros e Despedidas”) venceu o BAFTA e Charlize Theron (“Monster”) venceu o SAG – ganhou o Oscar.
2002: Renée Zellweger (“Chicago”) venceu o SAG e Nicole Kidman (“As Horas”) venceu o BAFTA — ganhou o Oscar.
2001: Judi Dench (“Iris”) venceu o BAFTA e Halle Berry (“A Última Ceia”) venceu o SAG — ganhou o Oscar.
1998: Cate Blanchett (“Elizabeth”) venceu o BAFTA e Gwyneth Paltrow (“Shakespeare Apaixonado”) venceu o SAG – ganhou o Oscar.
1997: Judi Dench (“Mrs. Brown”) ganhou o BAFTA e Helen Hunt (“Melhor é Impossível”) venceu o SAG – ganhou o Oscar.
1996: Brenda Blethyn (“Segredos e Mentiras”) ganhou o BAFTA e Frances McDormand (“Fargo”) venceu o SAG – ganhou o Oscar.
1995: Emma Thompson (“Razão e Sensibilidade”) ganhou o BAFTA – Susan Sarandon (“Os Últimos Passos de Um Homem”) venceu o SAG – ganhou o Oscar
1994: Jodie Foster (“Nell”) venceu o SAG, Susan Sarandon (“O Cliente”) venceu o BAFTA e Jessica Lange (“Céu Azul”) ganhou o Oscar.
ATORES
Na categoria Melhor Ator, Timothée Chalamet (“Um Completo Desconhecido”) venceu o SAG, enquanto isso, Adrien Brody (“O Brutalista”) venceu o BAFTA. Assim, confira 11 desacordos entre as associações:

2022: Austin Butler (“Elvis”) venceu o BAFTA – Brendan Fraser (“A Baleia”) venceu o SAG — ganhou o Oscar.

2020: Chadwick Boseman (“A Voz Suprema do Blues”) venceu o SAG e Anthony Hopkins (“O Pai”) venceu o BAFTA — ganhou o Oscar.
2016: Denzel Washington (“Um Limite Entre Nós”) venceu o SAG e Casey Affleck (“Manchester à Beira-Mar”) venceu o BAFTA — ganhou o Oscar.
2013: Chiwetel Ejiofor (“12 Anos de Escravidão”) venceu o BAFTA e Matthew McConaughey (“Clube de Compras em Dallas”) venceu o SAG, — ganhou o Oscar.
2009: Colin Firth (“Direito a Amar”) vence o BAFTA e Jeff Bridges (“Coração Louco”) venceu o SAG — venceu o Oscar.
2008: Mickey Rourke (“O Lutador”) venceu o BAFTA e Sean Penn (“Milk: A Voz da Igualdade”) venceu o SAG — venceu o Oscar.
2003: Johnny Depp (“Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra”) venceu o SAG, Bill Murray (“Encontros e Despedidas”) venceu o BAFTA — Sean Penn (“Sobre Meninos e Lobos”) ganhou o Oscar.
2000: Jamie Bell (“Billy Elliot”) venceu o BAFTA e Benicio Del Toro (“Traffic”) venceu o SAG – Russell Crowe (“Gladiator”) venceu o Oscar. Del Toro também venceu, porém, na categoria Coadjuvante.
1997: Robert Carlyle (“Ou Tudo Ou Nada”) venceu o BAFTA – Jack Nicholson (“Melhor É Impossível”) venceu o SAG — ganhou o Oscar.
1995: Nigel Hawthorne (“As Loucuras do Rei George”) venceu o BAFTA e Nicolas Cage (“Despedida em Las Vegas”) venceu o SAG — ganhou o Oscar.
1994: Hugh Grant (“Quatro Casamentos e Um Funeral”) venceu o BAFTA e Tom Hanks (“Forrest Gump”) venceu o SAG — ganhou o Oscar.

Você precisa fazer login para comentar.