O coletivo Ocupe.Arte inaugura a exposição Jerci Maccari – Das sementes que o vento leva, dia 14 de março, a partir das 19h, no Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos (Feav). A mostra ficará em cartaz até 05 de abril.
Composta por mais de 50 obras do artista plástico Jerci Maccari, a exposição é parte da terceira edição do projeto Trajetórias, que tem como objetivo documentar as realizações em artes visuais da cidade de Valinhos. No evento, será lançado um livro-catálogo de 160 páginas, com o mesmo título, que reúne as criações mais significativas do artista.

Com curadoria de Genivaldo Amorim e curadoria adjunta de Fabio Cerqueira, a mostra conta a história de mais de 50 anos de produção de Maccari, desde as primeiras pinturas até projetos recentes, nos quais ele explora novas linguagens e suportes.
A entrada é gratuita, e a organização garante acessibilidade no espaço expositivo e em todas as ações do projeto.
O artista

Natural de Urussanga (Santa Catarina), Jerci Maccari se tornou cidadão honorário valinhense pela contribuição cultural ao município, para onde se mudou em 1970 e onde realizou sua primeira exposição, em 1972.
O encantamento pelas cores despontou aos seis anos, em 1955, quando Maccari cuidava da casa enquanto a família se dedicava à lavoura. Da caixa de seis cores, comprada pela mãe após insistência do filho, o artista saltou para uma de 12 cores, em 1962, quando ingressou em um seminário, disposto a seguir a vida religiosa, em Ibicaré, Santa Catarina.

Às pontas coloridas se uniram as aquarelas, que o levaram a explorar novas maneiras de compor suas primeiras obras de arte. Foi nesse momento, também, que a veia artística pulsou pela música e Maccari começou a estudar violino.
O percurso de seminarista conduziu Maccari para o interior do Estado de São Paulo, em 1967, precisamente em Pirassununga, mas em três anos, já estava em Valinhos. Ao chegar ao município, encontrou um grupo de artistas, o Pesquisa 70, que, apesar de não ter feito parte, o inspirou a decidir pela carreira artística.

Sem abandonar o lápis e a aquarela, Maccari dedicou 20 anos à representação comercial, mas em 1985, ao se aposentar, formou uma pequena orquestra, da qual é diretor-presidente e violinista.
A publicação de sua arte no terceiro volume do projeto Trajetórias é um justo reconhecimento à importância de sua contribuição à arte brasileira.
Serviço
Exposição Jerci Maccari – Das sementes que o vento leva e lançamento de livro-catálogo, com 160 páginas
Abertura: 14 de março de 2025, às 19h
Visitação de 15 de março a 5 de abril. De terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h
Local: Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos (Feav) Endereço: Rua Antônio Nicolau, 84, Bom Retiro. Valinhos/SP

Você precisa fazer login para comentar.