O Victoria and Albert Museum (V&A) apresenta, a partir de 12 de abril de 2025, a primeira grande exposição dedicada à Cartier no Reino Unido em quase três décadas.

Com mais de 350 peças, a mostra celebrará o legado da Maison francesa – que redefiniu os universos da joalheria e relojoaria de luxo.

Intitulada “Cartier: O Design da Eternidade”, a exposição investiga como a Cartier se tornou uma potência global, combinando inovação, excelência artesanal e uma estética atemporal.

O percurso expositivo traça a evolução da marca desde o início do século XX, quando os netos de Louis-François Cartier abriram lojas em Paris, Londres e Nova York, estabelecendo as bases do primeiro nome global da alta joalheria.

Entre os destaques, pedras históricas, relógios icônicos e objetos extraordinários da Coleção V&A e da Cartier Collection.

A mostra também conta com desenhos inéditos dos arquivos do V&A e da Cartier, além de empréstimos especiais de Sua Majestade o Rei, da Coleção Real, importantes museus do Reino Unido e do exterior, bem como coleções particulares.

A curadoria inclui peças que marcaram momentos históricos e culturais, como:
– O broche com o Diamante Williamson, encomendado pela Rainha Elizabeth II em 1953, com diamante rosa de 23,6 quilates;

- A Tiara Scroll, usada na coroação de Elizabeth II e também por Rihanna na capa da revista W (2016);

- O anel de noivado de Grace Kelly** (1956), usado no filme Alta Sociedade;

- A impressionante coleção de joias com panteras, símbolo emblemático da Cartier;

- E o lendário relógio Crash, criado pela Cartier Londres em 1967, um ícone da relojoaria moderna.

A concepção cenográfica da exposição é assinada pelo renomado arquiteto e artista britânico Asif Khan MBE, mantendo a tradição da Cartier em colaborar com grandes nomes da arte e do design para experiências imersivas.

A exposição reforça o papel do V&A como instituição líder na preservação e celebração da história do design e da arte aplicada, ao mesmo tempo em que oferece ao público uma oportunidade única de conhecer de perto a sofisticação e o impacto cultural da Cartier.

Você precisa fazer login para comentar.