Onya Nurve é coroada vencedora da 17ª temporada de RuPaul’s Drag Race

Depois de uma temporada marcada por elfos vilanescos, o retorno do icônico (e polêmico) look dos bolsos de Kandy Muse e romances florescendo no Werk Room (e além dele), a 17ª temporada de RuPaul’s Drag Race chegou ao fim com a coroação da ótima Onya Nurve, como a nova rainha suprema da franquia.
Exibida na sexta-feira (18), a grande final colocou RuPaul numa das mais difíceis decisões da história do programa, com quatro finalistas que representaram um dos elencos mais fortes desde a estreia do reality em 2009.

As finalistas e suas performances

Lexi Love, Onya Nurve, Jewels Sparkles e Sam Star são as finalistas da RuPaul’s Drag Race Season 17 @ MTV

RuPaul deu as boas-vindas de volta ao palco de Jewels Sparkles (com duas vitórias em desafios principais), Lexi Love (duas vitórias), Onya Nurve (quatro vitórias) e Sam Star (três vitórias). As queens competiram em números solo, seguidos de uma dublagem final pelo título.
Cada uma apresentou uma performance no Palco Principal: Jewels cantou sobre um “ding-a-ling” com muito humor, Lexi surpreendeu com acrobacias sobre patins cromados, Onya trouxe uma música que refletia sua ousadia e talento, e Sam usou um vestido que se transformava em um tapete vermelho glamoroso.

Homenagem a Liza Minnelli

Liza Minnelli na final do RuPaul’s Drag Race Season 17 @ MTV

Antes da coroação, o programa celebrou a lenda de Hollywood Liza Minnelli, convidada especial da final, com o terceiro Prêmio Anual de Realização de Vida Giving Us, reconhecendo sua trajetória como aliada da comunidade LGBTQ+ e ícone do entretenimento. Ela está com 79 anos.

“Se não fosse por você, eu não seria eu. Você me fez”, declarou Minnelli emocionada ao receber o prêmio. Ela já foi homenageada diversas vezes no programa, sendo imitada por quatro queens no tradicional Snatch Game. Seu irmão, Joe Minnelli, também esteve presente na plateia e foi calorosamente aplaudido.

Miss Simpatia e prêmios extras

Sapphira Cristál e Xunami Muse, vencedoras do título de Miss Simpatia da 16ª temporada, retornaram para anunciar Crystal Envy como a Miss Simpatia da 17ª temporada, escolhida pelas próprias colegas de elenco.

“Lembrem-se de sempre brilhar como um cristal e serem gentis!”, disse Crystal ao receber o prêmio.

Xunami também revelou que todas as outras participantes receberiam US$ 2.000 como reconhecimento por suas performances ao longo da temporada. Já Lexi Love e Sam Star, eliminadas antes da dublagem final, foram premiadas com US$ 10.000 cada por sua participação.

A dublagem final e a coroação

Jewels Sparkles e Onya Nurve na final do RuPaul’s Drag Race 17 @ MTV

Ao som de “Abracadabra”, de Lady Gaga, Onya e Jewels disputaram o título em grande estilo. Nymphia Wind, vencedora da temporada anterior, retornou para passar a coroa — e causou um momento hilário ao pedir que o público olhasse sob seus assentos, revelando bananas escondidas por ela.
Apesar das revelações e truques de Jewels, foi Onya Nurve quem levou a melhor. RuPaul a coroou como a grande campeã da 17ª temporada, para o delírio do público.

“Com certeza! É preciso ter *Nurve* mesmo!”, celebrou Onya ao receber a coroa.

Uma trajetória marcada pelo talento

Onya Nurve vencedora RuPaul’s Drag Race Season 17 @ divulgação

Antes mesmo da competição, Onya já vinha se destacando com sua bagagem teatral. Em entrevista exclusiva à Entertainment Weekly antes da estreia, ela contou que atua há 14 anos — metade de sua vida.

“Minha primeira peça foi *O Sol é Para Todos* (*To Kill a Mockingbird*). O diretor me colocou como um papel extra. Eu interpretava o filho de Tom Robinson. Não tinha falas, mas fazia olhares dramáticos. Fiz o que precisava ser feito.”

Nymphia Wind na final de RuPaul’s Drag Race Season 17 @ MTV

Com uma mistura de talento, presença de palco e carisma inegável, Onya Nurve se junta agora à realeza de Drag Race como a mais nova campeã da franquia.